Museu Catavento (Catavento Cultural e Educacional)

Seja bem vindo (a) ao UMA OUTRA SAMPA !

Hoje vamos conhecer um lugar que de tão interessante que é, me deu um trabalho absurdo para selecionar as fotos, tirei quase 200 e precisei escolher o mínimo necessário para não ficar muito extensa esta matéria.
Estou falando do Museu Catavento (Catavento Cultural e Educacional) que fica no antigo Palácio das Indústrias, o endereço é Praça São Vito, Parque Dom Pedro II. Para chegar é simples, saindo da estação de Metrô Pedro II que fica na linha vermelha siga a rua da Figueira e depois a avenida Mercúrio, após uns 10 minutos de caminhada você chega ao museu que é literalmente um palácio!
Visite o site deles: http://www.cataventocultural.org.br e lembre-se que aos sábados é grátis :)

Fachada do Museu

O "Catavento" é interessante tanto do lado de dentro quanto do lado de fora, por dentro existem 4 ambientes diferentes, Universo, Vida, Engenho e Sociedade, e do lado de fora podemos ver locomotivas, máquinas de vapor, carroças, aviões, entre outros.

Vamos começar pela parte de dentro?

É possível uma planta viver aqui?

 Antes de falar sobre o "Catavento", preciso dizer que todos os orientadores são muito atenciosos, em especial ao Maurício e a Erika que conversaram comigo e deram algumas dicas, e obrigado aos pais que me permitiram tirar fotos das crianças interagindo com os jogos e atividades.

Atividades Monitoradas

                                      
 Atividades Monitoradas

 Crianças interagindo com os jogos.

Painel informativo

 O Catavento e suas diversas áreas realmente fascinam, você aprende mais sobre física, química, biologia, astronomia, nanotecnologia e uma porção de coisas interessantes, mas se você pensa que nós adultos somos o publico alvo do museu está enganado, a maior parte dos presentes são as crianças.
É criança correndo para um lado, criança chamando o amiguinho do outro, excursão de escola com um monte de pequenos curiosos para cá e acolá. Ver a reação dos pequeninos é muito legal, faz você recordar os tempos de escola quando fazia o mesmo. E no meu caso isso já faz muito tempo... Enfim...



  Andar pelo museu é se perder no meio de tanta informação, se tiver disposição vale a pena passar umas 5 horas dentro do museu, aqui a informação não tem fim, mas não é só ler, ler e ler novamente. Aqui você interage com com tudo, existem muitos objetos multimídia, interativos, e que te obrigam a fazer parte do que está ao seu redor. Antes que você se pergunte, sim, você vai se sentir uma criança, você é praticamente obrigado a tocar, manusear, participar do que está acontecendo, mas lembre-se tenha bons modos.
Digo isso pois uma família estava em um setor externo tirando fotos enquanto danificava uma peça do museu achando graça da situação e falando "vou postar no Facebook", mas espera aí, destruir um item de museu é tão legal assim pra divulgar? Minha reação foi dar uma bela lição de moral nos pais que ficaram sem ter o que falar na frente de outras pessoas e se retiraram do museu.
Lembre-se "Interagir não é Danificar" e "Criança Hiperativa é diferente de criança mal educada".

                                                                         
                                       
O "Catavento" é um ótimo lugar para levar seu filho, sobrinho, primo, ou até mesmo ir com pessoas da sua idade.











Se você se perder lá dentro não será um fato isolado, é normal ficarmos perdidos dentro do "Catavento", tem muita coisa que merece ser olhada, que vale a pena pararmos para prestar mais atenção.
Se do lado de dentro você fica abismado com tanta informação, ao sair as coisas mudam, o tempo para e podemos nos sentir uns 100 anos no passado com o maquinário que fica do lado de fora do museu, exposto ao tempo e em perfeito estado!


 Já pensou em comprar um "kit Avião"?



Realmente o museu vale a visita, e uma visita com calma, sem pressa.
Foi trabalhoso reduzir para apenas estas fotos, eu tirei fotos de muita coisa interessante, ainda mais agora que comprei uma câmera profissional e tenho mais opções de configurações.
Espero que você tenha gostado de mais esta matéria, agora estou indo fotografar uma exposição que é muito interessante e você saberá qual é na semana que vem.

Leia, comente e ajude a divulgar esta ideia. Cultura é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer #UMAOUTRASAMPA !

0 comentários:

Postar um comentário