Arte Circense de Rua - "Trupe Baião de Dois e Gisélia Lima"

Seja bem vindo (a) ao UMA OUTRA SAMPA !

Ficamos ausentes por um longo tempo, ter um blog não é tão fácil, pesquisar, ir ao local, tirar fotos, fazer a matéria, editar as fotos, o texto, divulgar, enfim... Pra falar a verdade quando faço as matérias me sinto feliz igual a uma criança quando vai ao circo, e por falar em circo...
Meu amigo Roney é artista e professor de artes circenses, e sempre pensei em fazer uma matéria sobre o assunto, já fui em circos grandes com diversas apresentações e todo o aparato que envolve um espetáculo, mas recebi o convite para assistir uma apresentação de rua que ele e sua trupe fariam. Sim, na rua! Ficou curioso? Então vamos conhecer mais um pouco sobre nossa amada e caótica Sampa.

Respeitável publico, senhoras e senhores, hoje tenho a honra de apresentar a Trupe Baião de Dois!
(admita, você leu como se estivesse apresentando um número de circo...)

No dia 08/12/13 fui fotografar o grupo Trupe Baião de Dois em uma apresentação de rua com meu amigo Roney que faz parte da trupe e sua amiga Janis, o local foi divulgado com antecedência via Facebook.
Chegamos por volta das 17 horas, a apresentação seria as 19:30, lá encontramos os outros integrantes da trupe: Guilherme e Rachel e haveria a presença de outra artista, a Gisélia.


Os integrantes do grupo ensaiavam enquanto eu tirava algumas fotos e a Janis abordava os pedestres falando sobre a apresentação que haveria mais tarde, depois de algumas fotos fui ajudá-la a divulgar o evento e sinceramente ela foi boa nisso viu. Algumas das pessoas que ela convidou realmente compareceram, desde pessoas sozinhas até algumas famílias com seus filhos.
A apresentação seria: "Uma andarilha conta que sua vida não é feita somente de mazelas. Muitas coisas podem acontecer na rua, é possível presenciar coisas fantásticas, coisas belas, encontros, desencontros... ou seriam apenas delírios provenientes da solidão? A sensibilidade da história nos mostrará que o que importa não é quantidade de verdade no conto, mas o quanto aquela noite pode realmente ter sido encantadora.
Esse é o resultado da nossa mistura do circo e contação de histórias",
conforme a trupe informou.
A Gisélia iniciou a apresentação de uma forma lúdica e envolvente com sua narração, em seguida o Guilherme com suas pernas de pau fez acrobacias que eu não consigo acreditar, a Rachel mostrou elasticidade e força que deixariam muitos marmanjos se sentindo um fracote e o Roney com seu malabarismo usando chapéus (sim, chapéus!) e uma bola de cristal.
Ao menos 50 pessoas distribuídas pela rua que era sem saída estavam presenciando a apresentação, de crianças a idosos todos aplaudiram como se estivessem num circo!

Roney e seus chapéus
Roney
Gisélia e sua interação





Gisélia e sua interação

Muitos ignoram apresentações de rua, ignoram estes artistas talentosos que passam horas, dias, semanas treinando seus números que exigem muita coragem e coordenação motora. Não olhe um artista de rua como "mais uma pessoa pedindo dinheiro", eles querem mostrar seu talento, suas habilidades, querem te fazer sorrir num dia triste, querem ouvir a gargalhada de uma criança, ver um sorriso sincero de quem está presente.




Guilherme e suas pernas de pau


Esta é uma profissão que muitos olham com discriminação, estes artistas deixam de viver parte de suas vidas para dividir seus momentos conosco, seja em uma praça, em um semáforo ou até mesmo apresentando-se na rua. Então da mesma forma que você quer ser valorizado em sua profissão faça o mesmo com eles.

 Rachel e sua apresentação




Para conhecer mais sobre o trabalho deles:
Curta a página deles no Faceebok e acesse o blog deles aqui.

Resumo do dia:
Custo: 2 bilhetes de metrô
Diversão 0/10: 10
Acessibilidade: Fácil
Publico: Todas as idades

Espero que tenham gostado de mais esta matéria, todas as sextas teremos uma novidade para conhecermos juntos #UMAOUTRASAMPA !

Até a próxima.

Erik Grapeia

0 comentários:

Postar um comentário