Comida Búlgara???

Seja bem vindo (a) ao UMA OUTRA SAMPA !

Mudamos a "cara do nosso blog", ele está mais bonito e finalmente consegui arrumar o contador de visitas que para a minha surpresa está marcando mais de 2700 visitas! Nunca imaginei que teríamos este alcance para um blog amador e sem uma equipe full time. Obrigado a todos vocês que ajudam a divulgar nosso trabalho!

Mas vamos falar de coisa boa?
C O M I D A !!! Sim... E nada do nosso arroz com feijão. Falo de comidas de outros países, lembra que já falei sobre o Riconcito Peruano um restaurante que vende comida Peruana muito boa a preço super honesto? E hoje falarei sobre a Casa Bulgara que fica na Rua Silva Pinto 356 na região do Bom Retiro, perto da estação de Metrô Tiradentes.
Neste dia convidei meus amigos Giovanne (que já fez um vídeo para nosso blog, veja aqui) e a Camila que acompanha nosso blog. Era um sábado ensolarado e estávamos curiosos para provar comidas diferentes, ao chegarmos me identifiquei e disse que havia agendado uma entrevista fomos bem recepcionados e a fome era maior, então tomamos nosso café da manhã para depois conversar.

                                     
Fachada da Casa Búlgara. 

Giovanne e Camila.

O principal motivo de irmos até lá é provar as "Burekas" um tipo de salgado que os Eslavos tem em sua culinária. É difícil lembrar de um salgado Brasileiro que se pareça com este, o sabor é marcante e forte, nós pedimos 3 burekas de sabores diferentes, assim poderíamos provar um pedaço da que o amigo comprou..hahaha
A de batata é sensacional, a de carne é muito boa, mas a de gorgonzola... É incrível! Devo dizer que seu sabor é tão grande quanto o efeito que ela fez ao meu estômago, tive azia o dia todo, mas a culpa não é da Bureka, o problema é que estou fazendo uma dieta radical onde retirei todo o açúcar, sal, fritura, refrigerante e tudo que gostoso do meu cardápio. Então quando provo algo mais forte isso acontece. Tanto que meus dois amigos não tiveram problemas.
Por coincidência, neste dia Brasil e Bulgária jogavam uma partida de vôlei pelo campeonato mundial, mas não sou fã de esportes, então voltemos ao assunto.

Brasil x Bulgária

Conversei por um longo tempo com a Dona Lina uma imigrante búlgara que fundou a casa em 1975 junto com o marido. Na época eles vendiam o "sorvete búlgaro", iogurtes e quitutes da culinária Búlgara, mas com o passar do tempo foram se adequando aos gostos do brasileiro e hoje seus principais atrativos são a Bureka e o Strudel. 

 Strudel (na verdade este doce é austríaco e se chama Apfelstrudel)

 Bastidores do blog :)

Não foi possível conversar por muito tempo com a Dona Lina, era um sábado de manhã e geralmente os comércios tem maior movimento neste dia, mas nossa conversa foi basicamente sobre sua história e sobre a culinária Búlgara, nas receitas búlgaras se usa muita carne de porco, cordeiro, queijo, maçã e batata. Provamos também um suco de maçã que posso afirmar ser o suco mais gostoso que já provei até hoje. Ele é na verdade o sumo concentrado da maçã sem água e açúcar na composição. 
Não conversamos muito por que a casa ficou cheia de clientes e por ser pequena resolvemos ir embora para dar lugar a outras pessoas.

 Dona Lina e sua filha Shoshana.

 Dona Lina e suas Burekas!

Lugar pequeno, agradável e com funcionários bem atenciosos sem falar na Dona Lina que é um amor de pessoa, super carismática e que na hora da despedida pude usar um pouco do que aprendi quando fiz minhas aulas de russo ao dizer "Спасибо и до свидания!" (Obrigado e até logo!) ela sorriu e usou a mesma frase, a Camila e o Giovanne me olharam com aquela cara de "O quê você disse?" e então falei das aulas enquanto voltávamos para o metrô.
Agradeço a nossa amiga Cida Carvalho que nos deu mais uma dica maravilhosa de local para provar sabores novos!

Esperamos que tenham gostado de mais esta aventura por nossa amada e caótica Sampa.
Leia, comente e ajude a divulgar nosso blog. Cultura é um bem imaterial que será seu para sempre!

Aqui nós vamos conhecer #UMAOUTRASAMPA !

Erik Grapeia.

2 comentários:

  1. Muito bom esse blog! Este restaurante eu fui uma única vez e....surpresa! Lá estava o meu doce preferido, o apfelstrudel. hehehehe

    ResponderExcluir
  2. O Bom Retiro também abriga um conhecido e antigo restaurante grego, quando tiver a oportunidade de dar uma passada por lá, vale a pena! Sem contar os diferentes doces das festividades judaicas que encontramos pelo caminho.... o bairro não tem esse nome à toa. :) :) :)

    ResponderExcluir