Solar da Marquesa (Museu da Cidade Parte 2 de 3)

Bem vind(x) ao Uma Outra Sampa!

Além destas fotos, você também poderá ver várias outras em nossas redes sociais:
Facebook - https://www.facebook.com/BlogUmaOutraSampa/
Instagram - https://www.instagram.com/umaoutrasampa/ 


Hoje continuamos com a pequena série de visitas ao Museu da Cidade e falaremos sobre o Solar da Marquesa que é de graça e também fica na Rua Roberto Simonsen, ao lado do Beco do Pinto (link da materia: http://umaoutrasampa.blogspot.com.br/2016/12/beco-do-pinto-museu-da-cidade-parte-1.html)




O local teve como seu primeiro proprietário o tal Brigadeiro, aquele do Beco do Pinto (sim, pode soltar a piada de 5ª série), depois foi comprado por Domitila de Castro Canto e Melo, ou como todos conhecem, Marquesa de Santos.
Sua construção em taipas de pilão foi em meados do século 18, o casarão também foi palácio episcopal após a morte da Marquesa e já foi sede da Comgás.





Nossa visita foi guiada pela Janaína, admito que em certo momento eu parei de gravar a conversa e fiquei só prestando atenção no que ela falava, é sério, a visita ao Solar foi legal, mas confesso que a Janaína deixou o "tour" ainda melhor.
Ela explicava em alguns momentos de forma mais técnica, e em outros de forma mais singela, o resultado é um só, perfeição! Sem ela, acho que não teria sido a mesma coisa.  







A construção preserva partes antigas contrastando com o atual, um lugar simples, aconchegante e pertinho de alguns dos lugares mais caóticos da cidade, como a 25 de Março e a Praça da Sé. Mas lá dentro, você nem se lembra disso, a viagem no tempo te faz esquecer o caos da cidade e imaginar como era tudo aquilo no período de construção.

Já reparou quantos lugares dá pra conhecer em Sampa sem pagar nada ou gastando bem pouquinho? Vá passear com aquela pessoa especial, com a família, ou até mesmo sozinh(x), aproveite!

Deixe aqui, no Facebook, no Instagram ou por e-mail (umaoutrasampa@outlook.com) seu comentário, crítica ou sugestão.

0 comentários:

Postar um comentário