Casa número um (Museu da Cidade Parte 3 de 3)

Bem vind(x) ao Uma Outra Sampa!

Além destas fotos, você também poderá ver várias outras em nossas redes sociais:
Facebook - https://www.facebook.com/BlogUmaOutraSampa/
Instagram - https://www.instagram.com/umaoutrasampa/ 


O post saiu com atraso de dois dias, mas saiu!

Hoje encerramos as matérias feitas em uma das partes do Museu da Cidade, que é dividida em "casas".
A Janaína, sim, aquela fofa que nos acompanhou no Solar da Marquesa e explicou milhares de fatos sobre a história, a restauração e outras coisas foi mostrar a "Casa número um" e não parou com a aula sobre "N" assuntos, mas aí eu já entendia um pouco do assunto.
Havia uma exposição sobre fotografia publicitária e agora eu me senti mais em casa para os diálogos. Antes eu só perguntava, agora ficaria mais fácil para a nossa querida guia.

Crédito: http://www.museudacidade.sp.gov.br/casadaimagem.php

A "Casa" segue o mesmo padrão do "Solar", é um casarão lindo, antigo e contrasta tanto paredes e pontos antigos com partes reformadas e mais novas. 


É no mínimo interessante este contraste entre o histórico e rústico com o novo e sem graça. Mas como assim sem graça? Vamos concordar que hoje as construções internas são quase todas iguais, não é mesmo? Já as antigas tem adornos, pinturas, e outras coisa que não sei o nome, mas que são diferentes e charmosas, ahhh... isso são! :D









Na exposição você consegue ter uma ideia de como era fotografar um produto e a dificuldade de uma era sem Photoshop, Corel e outros editores de imagem.
Mas também pode ver fotografias mais novas e em ambas as situações um problema que deve ser revisto, a objetificação das mulheres.

Muitas marcas usam as mulheres como simples produtos para uso de imagem. Não precisa objetificar uma mulher como aquela dona de casa que vai fazer tudo por seu marido, ou então que mulher com corpo malhado e cerveja são a felicidade do homem. Tá, confesso que cerveja deixa a gente muito mais feliz, mas a mulher não é um objeto. Entenda!
A propósito, se você homem (ou mulher, vai saber né?!?) pensa assim, tá vendo aquele "X" no canto superior direito? Clica ali e não volta mais.


Se você está lendo este texto, quer dizer que trata as pessoas com o respeito que elas merecem. Parabéns por isso. Voltando ao tópico :D

Mesmo com seu pequeno espaço, é possível ficar um bom tempo lá dentro vendo as fotos, olhando a rua pela sacada, na parte dos fundos dá pra ver o "Banespão" e também admirar um lindo pé de manga, sim, no centro caótico e poluído a natureza resiste bravamente.







Esperamos que você tenha gostado da matéria, elas sempre vão direto ao ponto, uma forma de criar curiosidade em você, para que vá conhecer o local da matéria e saia um pouco de casa para andar pela cidade gastando nada, ou bem pouquinho.

A matéria da próxima semana, será fora do padrão, vai ter textão sim!
Iremos falar sobre o Museu da Imigração, e haverá muito assunto e fotos para postar.


A Casa número um fica na Rua Roberto Simonsen, 136B - Sé.
Fica pertinho do metrô Sé, da 25 de Março e do metrô São Bento.

http://www.museudacidade.sp.gov.br/casanumeroum.php 



Spoiler: A "Casa número um" antigamente ficava no endereço Rua do Carmo, 1.
Hoje a rua do Carmo fica do outro lado da praça da Sé.


0 comentários:

Postar um comentário