Museu de Arte Sacra de São Paulo

Voltamos! Sim... Voltamos a todo vapor, ano novo, vida nova, locais novos!
E a nova matéria aproveitando a deixa das festas "Cristãs" (não quero te enganar, mas Papai Noel não tem nada a ver com o menino Jesus, Sorry...), hoje escreverei sobre o Museu de Arte Sacra de São Paulo, não usarei o Cristianismo como base para o texto, e sim sua arte.

Localizado na Av. Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo - SP - Brasil, ao lado da estação de metrô Tiradentes.
Aos sábados a entrada é gratuita!

Basicamente um museu que a maioria de nós visitou na época de colégio, mas na verdade é muito mais que isso. Quando se é adulto pode-se perceber certo detalhes que não conseguiríamos quando criança, e obviamente não vamos lembrar agora não é?

O Museu de Arte Sacra de São Paulo ocupa uma parte do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz.


Lembrem de um detalhe muito importante ao entrar em qualquer museu, alguns locais devem ser fotografados sem flash conforme orientação local, então cuidado!

O percurso do museu é relativamente pequeno, mas existem salas laterais ao corredor que possuem muitas obras, e são bem identificadas.



Silêncio, sim... Muito silêncio nos corredores, uma atmosfera calma e tranquila, conseguimos ouvir apenas os monitores falando e num tom de voz moderado, o local é fantástico, obras sacras de todas as formas, quadros, retábulo, oratórios, esculturas, mobiliário, livros raros, itens das mais variadas formas, cores, tamanhos e gostos, afinal quando falamos de museus, gosto por obras de arte não se discute né? Enfim...


Confesso que entrei no Museu apenas para publicar no blog, mas me surpreendi com seu acervo diversificado. Um detalhe muito importante, existem obras de Manuel da Costa Athayde, Mestre Valentim, Benedito Calixto, Anita Mafaltti, e um tal de Antônio Francisco de Lisboa, não conhece? E se nós usarmos o "vulgo" "Aleijadinho"? Sim, não podíamos deixar de ver obras dele no local, "Aleijadinho" que provavelmente foi o maior expoente da arte barroca-sacra no Brasil.


São basicamente 4 corredores e algumas salas laterais que formam o museu, até que vi pela janela um jardim com uma fonte, e não sei o motivo mas esta fonte me encantou, pode ser a calma do lugar, o barulhinho de água caindo, aquela atmosfera que faz esquecermos que a poucos metros dali está uma das avenidas mais movimentadas da cidade.


Depois de percorrer uma vez o trajeto volte e faça novamente. A possibilidade de você esquecer de algum detalhe é muito grande!


As cores das obras de arte são vibrantes, saturadas, opacas, mortas, cristalinas, diversas tonalidades de cores formam este acervo que a principio não parece, mas é muito grande!


Saindo do Museu, visite a parte chamada "Museu do Presépio", e fique simplesmente de boca aberta com o acervo, você acha que a igreja do seu bairro tem um presépio bonito? Então olhe este...


Ele é tão extenso que tive que tirar uma foto panorâmica, ele ocupa toda a lateral e o fundo de uma sala! São tantos detalhes, que provavelmente você fique uns 30 minutos apenas para entender ele!


Espero que gostem de mais esta matéria.

Leia, Comente, Divulgue esta idéia, cultura é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer: UMA OUTRA SAMPA!!!

0 comentários:

Postar um comentário