Memorial da Resistência de São Paulo

Inicialmente devo agradecer a todos que acessam este blog, pois com apenas 7 dias de "vida" nós (Afinal você faz parte deste projeto sabia?) obtivemos mais de 240 visualizações, esses números podem parecer simples, mas para mim é um sucesso! Eu não imaginei ter esses acessos em um blog divulgado no "boca a boca" e falando sobre cultura. Valeu galera!

Hoje falarei sobre o Memorial da Resistência que faz parte da Estação Pinacoteca, seu endereço é Largo General Osório nº 66 - Luz (próximo ao metrô/trem Luz), saindo pela parte de trás da estação de trem da Luz vire a direita e siga reto, em 5 minutos você chega ao local que aos sábados é gratuito, para valores nos outros dias consulte: http://www.memorialdaresistenciasp.org.br/ 


O prédio possui uma fachada que chama a atenção, ele tem "cara" de museu...  : D
Localizado ao lado da Sala São Paulo e Estação de Trem Julio Prestes (ambos serão citados futuramente aqui) é impossível olhar e não admirar sua beleza arquitetônica, O Memorial da Resistência encontra-se no piso térreo, possuindo outros 2 pisos superiores que abrigam exposições da Estação Pinacoteca, onde não é possível tirar fotos devido aos itens serem de coleções particulares, mas vale a pena subir de elevador e espiar um pouco!
O Memorial da Resistência de São Paulo é dedicado a preservação da memoria da resistência e da repressão, tanto que o local pertenceu ao DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social) entre 1940 e 1983 quando o DEOPS/SP foi extinto. A partir de 2004 foi ocupado pela Estação Pinacoteca.
Algumas das celas utilizadas na época foram usadas para abrigar informações.





O espaço é pequeno, podendo rapidamente ser visitado para quem quer apenas olhar, particularmente espero que não seja sua intenção. Mesmo com pouco espaço físico, a quantidade de informações é enorme, quase todas as paredes possuem fotos, monitores com vídeos, livros entre outros... Se você quer entender melhor como foi essa época consegue passar uma tarde inteira ali devido a todo o acervo do local.





Além dos materiais citados acima, existe um banco de dados disponível para consulta com documentos provenientes de dossiês, prontuários produzidos pelo DEOPS/SP, e outros vestígios sobre a época em que esses corredores e celas eram testemunhas de humilhações, torturas, atrocidades, desespero...
Uma época em que a Ditadura oprimiu milhares de pessoas, uma época em que o povo lutava por um ideal, uma época que todas aquelas pessoas teriam no mínimo vergonha do que a maioria faz hoje.
Ou seja, NADA.
(Falando nisso, você lembra em quem votou na eleição anterior? Não? Então é melhor você rever seus conceitos sobre o quanto você colabora para o desenvolvimento do país, não que isso seja 100% de seu dever como cidadão, mas é de grande valia!)
A visita é uma viagem no tempo, e pode-se conhecer um pouco mais do que é falado na Tv e escrito nos livros. Eu poderia ficar horas escrevendo aqui. Mas será muito melhor sua visita ao local para tirar suas próprias conclusões.

Espero que goste deste que é o segundo local que visitei para o blog, sim... EU vou a todos os locais mencionados aqui, utilizo uma FujiFilm Finepix S2800HD para tirar as fotos (Nem o equipamento nem o fotógrafo são profissionais, que fique claro... kkk) e procuro não ficar restrito a informações dos sites, converso com as pessoas, com os monitores dos locais, enfim... É muito bom conhecer pessoas novas e fazer amizades.
Aqui você irá conhecer: UMA OUTRA SAMPA!

2 comentários:

  1. O local é pesado, impressiona, porém é parte da nossa história e precisa ser preservado. Quem sabe um dia poderemos entendê-lo melhor.
    Lá certamente aconteceram muitos exageros, com crueldade exacerbada.
    No entanto não havia santos. Foi época de muita violência, medo, com bombas, sequestros, assaltos e morte de inocentes. Os vigilantes bancários que o digam.
    Mataram por motivos banais, por acharem que seriam traídos ou porque uma companheira utilizou margarina na fritura de um ovo na selva.
    Os mais nacionalistas não podem deixar de imaginar motivos para que a URSS, Cuba e outros países comunistas e socialistas treinassem e financiassem as nossas guerrilhas.
    Merece analise a conjuntura naquele momento, independente dos partidos no poder, pois pode ser que somente daquela forma a liberdade que hoje gozamos pudesse ter sido garantida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Donizete... Seus comentários conseguem ser melhores que minhas matérias! Todos os comentários que você deixa neste blog são sensacionais! Muito obrigado por contribuir, é muito bom ter a participação de alguém com seu conhecimento e nível cultural aqui!

      Excluir