Restaurante Peruano ???

Olá! Bem vindo mais uma vez ao UMA OUTRA SAMPA!
Sempre que falamos em culinária internacional, pensamos na Itália, França, Alemanha, Japão, China, entre outros... Mas espera um pouco, e o Peru? Não estou falando da ave que comemos no natal ou no ano novo, mas do nosso vizinho sul-americano, terra das lhamas, onde está à magnífica Machu Pichu.
Lembra que a idéia deste blog é conhecer uma SAMPA fora dos roteiros turísticos tradicionais, e gastando o mínimo possível? Então... Vamos falar sobre esta nova aventura.
Esta matéria começou com o meu novo projeto para o blog, que é ir aos locais com amigos e conhecermos juntos UMA OUTRA SAMPA, se você não me conhece não tem problema, entre em contato pelo e-mail erik_dnb@hotmail.com e vamos conversar sobre o assunto, você também pode fazer parte deste projeto!
Tudo começou numa na terça-feira dia 22/01 quando liguei para o “Riconcito Peruano” um restaurante que fica na Rua Aurora nº 451, e falei com o Edgard Villar proprietário do local perguntando se poderia ser feita uma matéria sobre seu restaurante, combinamos para o dia seguinte ás 20:30, em seguida liguei para o Roney, meu amigo de longa data e disse: Vamos fazer uma matéria para o blog num restaurante Peruano? Ele respondeu na hora que sim.
Nos encontramos na catraca da estação de metrô Republica com sua amiga Tutti e fomos para lá.  Ao chegar procurei pelo Edgard e ele se sentou ao nosso lado na mesa, confesso que não sabia se entrevistava ele em espanhol ou em português, e nem como faria a entrevista, preferi usar o português para que meus amigos Roney e Tutti não ficassem sem entender o que acontecia... jejeje 
Não estou falando de um restaurante chique, mas o local é discreto e elegante com decoração Peruana, não parecia que eu estava no centro de São Paulo, mas em Lima ou outra cidade do Peru! Detalhe, a grande maioria das pessoas falava espanhol, óbvio né Erik, é um restaurante Peruano, mas voltando ao assunto...


Haviam poucas pessoas quando entramos, tanto que o andar superior não estava aberto, mas após uns 20 minutos o local começou a ficar mais movimentado, alguns Peruanos, Bolivianos, um casal de Brasileiros, mas conforme o próprio Edgard falou, vão pessoas de todas as nacionalidades, desde os sul-americanos até Libaneses e Africanos.
Agora vamos a parte gostosa da história... Vamos comer!
Para começar o Edgard nos sugeriu o "Chicha Morada", suco feito com milho preto (uns dizem que é roxo, mas enfim..), canela, cravo da Índia e casca de abacaxi. Tenho que admitir, o sabor é I N C R Í V E L !!! Nunca provei nada parecido, é muito gostoso. Tanto o Roney quanto a Tutti gostaram pelo que vocês podem ver...


Após conversar por um tempo com o Edgard e ouvir sobre a história dele no Brasil e de seu restaurante ali no centro, diga-se de passagem, nunca fui tão bem recepcionado num restaurante, ele foi super atencioso, conversou por quase uma hora conosco, falou sobre a cultura Peruana, a culinária, como é a vida lá, foi um professor para nós!


Não gosto de sair nas fotos, mas precisei registrar este dia: Eu, Edgard, Tutti e Roney.

Ele nos indicou dois pratos para começar. 


A esquerda você pode ver o "Lomo Saltado a lo Pobre" que vai arroz, ovo, banana, pimentão, cebola, banana da terra, e um tempero maravilhoso! A direita você pode ver o "Arroz Chaufa Mixto" que tem arroz, ovo, carne, frango, camarão, cebola, pimentão... Você está olhando e pensando: "Mas isso tudo vai em algum prato Brasileiro, não vejo nada de diferente!". Pois eu te digo, tem sim!
O próprio Edgard vai até o Peru comprar os temperos, sim você leu certo, ele viaja até o Peru para comprar os temperos! Tanto que neste momento ele deve estar lá lendo nossa matéria.
Eu reduzi drasticamente faz um bom tempo o açúcar e o sal das refeições, isso também vale para o refrigerante, mas eu tive que provar este que tem cor amarelada e sabor que lembra Tutti Fruti, eu falo de um refrigerante importado da terra natal do meu amigo Edgard, para você ter uma ideia lá no Peru ele é mais vendido que a coca-cola, parece mentira, mas as peruanos preferem a INCA KOLA que sua "chará" escura.


Eu odeio sair nas fotos... Mas tive que fazer isso. :)

Eu até pensei que o nosso prato estava bem arrumado por se tratar de uma matéria para um blog, mas me enganei, a cada prato que passava por nossa mesa eu pensa: Caramba.. Que prato bonito! Todos os pratos (e não foram poucos!) que passaram por nós, estavam muito bem arrumados, dava vontade de comer todos, mas no estômago não havia mais espaço.

Resumo: Local agradável, comida M A R A V I L H O S A, o Edgard é um caso a parte, gente muito boa.
E sabe o mais interessante? Dividimos a conta em 3, e não gastamos R$ 15,00 cada. Isso mesmo. O prato mais caro que comemos custou apenas R$ 20,00. Vale a dica quando quiser comer algo diferente e gastar pouco, mas te dou uma dica. Vá com fome, pois os pratos são generosos, tanto que em 3 pessoas ainda sobrou comida...

Fiquei feliz em conhecer a cultura Peruana, bater um papo com o Edgard, sair com meus amigos, e comer bem e com qualidade por um preço de almoço em boteco de rua.

Espero que tenha gostado de mais esta aventura por nossa imensa metrópole que chamamos de SAMPA.
Leia, Comente, Divulgue esta ideia, cultura é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer: UMA OUTRA SAMPA!!!

2 comentários:

  1. Vou conferir. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria...
    Ai só falta me convidar da próxima vez, rsrsrs... Abs!

    ResponderExcluir