Parque da Luz (Jardim da Luz )

1 comentários
Hoje escreverei sobre um lugar que você talvez tenha frequentado (ou não) e provavelmente não conhece a história, falo do Parque da Luz (também chamado de Parque Jardim da Luz ou Jardim da Luz), tanto no site da prefeitura quanto em placas dentro do local os nomes divergem, mas ele é conhecido pela maioria dos frequentadores como Parque da Luz.

Confusões com o nome a parte, trata-se de um lugar muito bonito localizado na Rua Ribeiro de Lima, nº 99 Bom Retiro em frente a Estação da Luz  e ao lado da Pinacoteca, o telefone para contato é (11) 3227-3545. E o melhor, a entrada é gratuita!



Sua inauguração em 1798 foi na verdade como um Jardim Botânico (Horto Botânico), e em 1825 foi sua inauguração como o primeiro parque público da cidade. Aproximadamente em 1860 uma pequena parte do terreno foi entregue à Companhia Inglesa utilizar na criação do que é hoje a Estação da Luz, outras partes também foram cedidas para construções ao redor e atualmente o local tem "apenas" 113 mil m².
Em 1883 o Parque recebeu iluminação elétrica, e anteriormente havia recebido um observatório astronômico.


Atualmente existe um projeto chamado Bosque da Leitura que envolve vários parques, inclusive este, vale a pena pesquisar um pouco mais. Recentemente foram identificados mais de 60 tipos de aves na área do parque que possui esculturas de artistas renomados e flora com espécies nativas e exóticas.


Por volta de 1970 prostitutas, ladrões, traficantes entre outros começaram a frequentar o local afastando quem procurava diversão e lazer, com a degradação da área próxima ao parque era perigoso frequentar a região que ficou conhecida como a "boca do lixo". Entretanto no final de 1990 foi realizada a revitalização da área que se expande até os dias de hoje com a chamada "nova luz", o local voltou a se tornar um ponto turístico atraindo jovens, casais com filhos, idosos e turistas.
Procure o aquário subterrâneo quando passear por lá, ele foi descoberto na restauração que houve em 2000, infelizmente no dia que tirei as fotos ele estava em manutenção.


Hoje podemos caminhar tranquilamente por seus caminhos arborizados com segurança, esquecer da correria e do caos da nossa metrópole e descansar aos pés de uma linda árvore.




Conhecer a história da nossa cidade é muito interessante, tudo está interligado de alguma forma, espero que você entre nesta viagem e conheça um pouco mais nossa São Paulo.
Leia, Comente, Divulgue esta ideia, cultural é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer: UMA OUTRA SAMPA!!!

Estação Júlio Prestes

0 comentários
Já escrevi aqui sobre a Estação Luz que foi muito importante para a cidade de São Paulo, e hoje falarei sobre a Estação Júlio Prestes que também possui grande importância histórica para nós.
É muito simples chegar ao local que fica na Praça Júlio Prestes nº 148, Bom Retiro. Você pode ir de trem até lá, ou, ir caminhando da Estação Luz que fica a apenas uma quadra. O valor a pagar é o de uma tarifa unitária de uso do trem que atualmente custa R$ 3,00.


A construção da estação possui estilo arquitetônico comum á época de sua fundação, com uma fachada simples temos a impressão de ser um local pequeno, mas ao entrar na estação podemos admirar sua beleza e ver que não é tão pequena quanto aparenta, infelizmente a falta de interesse das empresas em explorar o turismo ferroviário é pífio, felizes são as pessoas que foram de São Paulo á Santos de trem, já pensou que belo roteiro para um final de semana? Que caminho maravilhoso para tirar fotos? Enfim... Voltemos a realidade.

A construção iniciou no ano de 1926 e teve sua inauguração somente em 15/10/1938, porém nos anos 30 ela já estava funcionado mesmo ainda em obras, passou por diversos "donos" e fusões até que em 1994 passou a ser administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o nome é uma homenagem á Júlio Prestes o então presidente (governador) de São Paulo, que em 13/05/1930 estava presente na inauguração simbólica da estação. Mas esta nomeação só ocorreu 21 anos depois.



Ao lado da Estação está a Sala São Paulo que falarei aqui futuramente, em 09/07/1999, depois de uma reforma de quase dois anos o amplo espaço lateral esquerdo da estação que abrigava um clássico jardim francês deu lugar a esta que hoje é uma sala de concertos.
Tirei algumas fotos da parte interior da estação para deixar vocês mais curiosos.




Conhecer a história da nossa cidade é muito bom, faça o mesmo, existem muitos lugares interessantes que valem a pena. Cultura é um bem que sempre será seu, e farei o possível para mostrar a todos muitos locais interessantes.
Leia, comente, divulgue, conheça UMA OUTRA SAMPA!

Museu da Língua Portuguesa

0 comentários
Peço desculpas a todos que acompanham este blog, fiquei ausente por 3 semanas e não pude postar nada neste período mas agora vou voltar ao ritmo!

Hoje falarei sobre o Museu da Língua Portuguesa, e seu endereço é: Praça da Luz s/nº, Centro, (11) 3326-0775. Fica ao lado da estação de Metro e Trem Luz. Aos sábados a entrada é gratuita, mas acesse o site: http://www.museulinguaportuguesa.org.br e obtenha informações.



Já fui algumas vezes ao local e devo admitir, sempre me encanto!
Suas instalações são muito lindas, bem cuidadas e a organização é impecável. Desde sua criação em 20 de março de 2006 até agora mais de 2.750.000 visitas foram realizadas. Isso mostra que o Brasileiro se interessa por cultura, e não somente os residentes do nosso país como estrangeiros quando estão em nossas terras, na ocasião em que estive lá haviam turistas Espanhóis no qual conversei um pouco, e havia uma turma de estrangeiros conversando em Inglês (Falo Espanhol, mas meu Inglês é um fracasso, então não puxei conversa... :P ).
A interatividade do Museu acredito ser o principal motivo que faz as pessoas esquecerem do tempo quando estão lá dentro, em um dos pavimentos existe um corredor com diversos projetores que criam uma imagem contínua e gigantesca! Incluindo diversas obras informando sobre a origem dos idiomas (leia-se línguas).


No pavimento seguinte estão as exposições temporárias, nesta data a exposição "Jorge Amado e Universal" mostrou sobre a vida e a obra deste que foi um marco para nossa Língua Portuguesa, era possível ler trechos de suas obras, ver fotos, entre diversas outras formas de expor quem foi Jorge Amado.



No ultimo pavimento tem uma sala que lembra um cinema mas com aspectos de planetário, eu sei que essa explicação não foi a melhor de todas, porém vale a pena ir se sentir literalmente dentro da atração.
Tanto crianças quanto adultos vão se divertir e aprender um pouco mais sobre nossa Língua Portuguesa neste museu, vá com tempo disponível pois o local possuí muita coisa para poder ler e conhecer.


Conhecimento é um patrimônio imaterial que levamos por toda a vida e nada nem ninguém pode nos tirar, leia, conheça, estude, tenha curiosidade por coisas novas, a vida pode ser muito mais interessante!

Espero que goste de mais este local interessante de São Paulo, lembrando que todos os domingos a noite falarei sobre um local novo que conheci, tirei fotos e vale a pena divulgar, afinal eu também estou conhecendo UMA OUTRA SAMPA !!!

Estação da Luz

1 comentários

Peço desculpas por não cumprir o prometido anteriormente.
Hoje eu falaria sobre a Capela dos Aflitos que supostamente é assombrada, mas não tive tempo de terminar a matéria a tempo de receber a autorização para publicá-la, mas prometo que semana que vem estará pronta!!!

Hoje falarei sobre um lugar que muitos conhecem, mas quase ninguém repara nos detalhes ou sabe sobre a história do local.
Hoje você poderá conhecer melhor a Estação da Luz!



A Estação da Luz encontra-se na Praça da Luz nº1 - Luz, acesse http://www.estacaodaluz.org.br. No mesmo prédio está o Museu da Língua Portuguesa (comentarei aqui futuramente).

A SPR (São Paulo Railway) foi a empresa que iniciou a atividade ferroviária em solo paulista e um dos seus maiores acionistas foi o Barão de Mauá (esse nome é familiar?), inicialmente a malha ferroviária tinha como principal função ligar Santos a Jundiaí para facilitar a distribuição de café e outras mercadorias, e posteriormente passageiros. Um site muito interessante para conhecer sobre a história das estações ferroviárias é http://www.estacoesferroviarias.com.br.
A estação da Luz foi inaugurada em 1867 próximo a região da Rua Florêncio de Abreu, ou seja, relativamente longe do local atual, e por intermédio de um relatório ao Presidente da Província (as Capitanias tornaram-se Províncias) datada de 1865, esta "casa de passageiros" traria um "grave embaraço ao trânsito público", o que causou a mudança da estação para o atual endereço.
O prédio sofreu uma ampliação em 1901, e em 1946 foi entregue ao Governo da União pois seu período de 90 anos de concessão havia encerrado. Em 1951 sofre outra reforma ganhando assim um novo andar. 



Esta estação possui o estilo similar a Flinders Street Station (Melbourne-Austrália), o local é muito diferente do que vemos no dia a dia... Sua fachada clássica, suas estruturas em ferro fundido, existe muito da história de São Paulo encravado em cada parte desta linda estação de trens, ir ao local é uma viagem ao tempo, remete a época dos Barões do Café, as mulheres com seus volumosos vestidos, as cartolas do senhores portadores de bigodes muito bem feitos, dizem que a torre do relógio é uma homenagem ao Big Ben já que a SPR é uma empresa inglesa, visite a Vila Inglesa da Cidade de Paranapiacaba e saberá do que estou falando, dizem que a torre do relógio da Vila Inglesa também é uma homenagem ao Big Ben.


Em média 147 mil passageiros transitam diariamente por suas plataformas, mas as viagens são apenas para uso comercial, o uso turístico praticamente sumiu de poucas décadas pra cá. Exceto por algumas viagens com locais específicos como por exemplo o Expresso Turístico que desde 2009 realiza viagens com esse intuito, acesse http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/. Desta forma é possível ir a bordo de um trem antigo para 3 destinos a partir da Estação da Luz: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. Lembrando que esses passeios tem tarifa diferenciada, e deve-se reservar com certa antecedência, principalmente para Paranapiacaba (quando fui comprar minha passagem a fila de espera era de 3 meses!).



A visita vale a pena, principalmente se for aos finais de semana pois o fluxo se passageiros é bem menor, assim você pode se atentar aos detalhes desta linda edificação.
Foi muito legal fazer a matéria, o dia que escolhi foi um sábado e haviam turistas estrangeiros no local e turistas brasileiros (assim como eu que fiquei tirando fotos do local), crianças passeando com seus pais, uma diversidade grande de públicos. 
Espero que você goste de mais esse local de São Paulo, na minha lista ainda restam mais de 100 lugares para visitar, ou seja, tem muito conteúdo para incluir nesse blog. Lembrando que todos os domingo a noite você publico algo novo para você conhecer: UMA OUTRA SAMPA!

Memorial da Resistência de São Paulo

2 comentários
Inicialmente devo agradecer a todos que acessam este blog, pois com apenas 7 dias de "vida" nós (Afinal você faz parte deste projeto sabia?) obtivemos mais de 240 visualizações, esses números podem parecer simples, mas para mim é um sucesso! Eu não imaginei ter esses acessos em um blog divulgado no "boca a boca" e falando sobre cultura. Valeu galera!

Hoje falarei sobre o Memorial da Resistência que faz parte da Estação Pinacoteca, seu endereço é Largo General Osório nº 66 - Luz (próximo ao metrô/trem Luz), saindo pela parte de trás da estação de trem da Luz vire a direita e siga reto, em 5 minutos você chega ao local que aos sábados é gratuito, para valores nos outros dias consulte: http://www.memorialdaresistenciasp.org.br/ 


O prédio possui uma fachada que chama a atenção, ele tem "cara" de museu...  : D
Localizado ao lado da Sala São Paulo e Estação de Trem Julio Prestes (ambos serão citados futuramente aqui) é impossível olhar e não admirar sua beleza arquitetônica, O Memorial da Resistência encontra-se no piso térreo, possuindo outros 2 pisos superiores que abrigam exposições da Estação Pinacoteca, onde não é possível tirar fotos devido aos itens serem de coleções particulares, mas vale a pena subir de elevador e espiar um pouco!
O Memorial da Resistência de São Paulo é dedicado a preservação da memoria da resistência e da repressão, tanto que o local pertenceu ao DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social) entre 1940 e 1983 quando o DEOPS/SP foi extinto. A partir de 2004 foi ocupado pela Estação Pinacoteca.
Algumas das celas utilizadas na época foram usadas para abrigar informações.





O espaço é pequeno, podendo rapidamente ser visitado para quem quer apenas olhar, particularmente espero que não seja sua intenção. Mesmo com pouco espaço físico, a quantidade de informações é enorme, quase todas as paredes possuem fotos, monitores com vídeos, livros entre outros... Se você quer entender melhor como foi essa época consegue passar uma tarde inteira ali devido a todo o acervo do local.





Além dos materiais citados acima, existe um banco de dados disponível para consulta com documentos provenientes de dossiês, prontuários produzidos pelo DEOPS/SP, e outros vestígios sobre a época em que esses corredores e celas eram testemunhas de humilhações, torturas, atrocidades, desespero...
Uma época em que a Ditadura oprimiu milhares de pessoas, uma época em que o povo lutava por um ideal, uma época que todas aquelas pessoas teriam no mínimo vergonha do que a maioria faz hoje.
Ou seja, NADA.
(Falando nisso, você lembra em quem votou na eleição anterior? Não? Então é melhor você rever seus conceitos sobre o quanto você colabora para o desenvolvimento do país, não que isso seja 100% de seu dever como cidadão, mas é de grande valia!)
A visita é uma viagem no tempo, e pode-se conhecer um pouco mais do que é falado na Tv e escrito nos livros. Eu poderia ficar horas escrevendo aqui. Mas será muito melhor sua visita ao local para tirar suas próprias conclusões.

Espero que goste deste que é o segundo local que visitei para o blog, sim... EU vou a todos os locais mencionados aqui, utilizo uma FujiFilm Finepix S2800HD para tirar as fotos (Nem o equipamento nem o fotógrafo são profissionais, que fique claro... kkk) e procuro não ficar restrito a informações dos sites, converso com as pessoas, com os monitores dos locais, enfim... É muito bom conhecer pessoas novas e fazer amizades.
Aqui você irá conhecer: UMA OUTRA SAMPA!

Pinacoteca

3 comentários
A Pinacoteca do Estado de São Paulo fica  na Praça da Luz, nº 2 São Paulo, SP (Em frente a estação de metrô e trem Luz, (o quê facilita muito o acesso) e o site do local é: http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/
Valor: Gratuito (aos Sábados)

A Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade de São Paulo sendo fundada em 1905, foi projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo (Lembra da Praça no Centro de SP com esse nome?) e em 1990 sofreu uma ampla reforma.
O local possui vasta coleção de obras de arte e realiza anualmente cerca de 30 exposições recebendo em média 500 mil visitantes!
Agora chega de blá blá blá técnico...
O lugar é lindo e foi o primeiro museu que visitei fora das excursões de colégio, logo após a entrada são realizadas as exposições principais, neste dia a exposição “Alberto Giacometti Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris” estava sendo apresentada e não foi possível tirar fotos pois de acordo com que o segurança disse: " Senhor, essas obras são particulares e não pode tirar fotos", foi então que olhei as diversas esculturas,  não sou um crítico de arte e nem tenho vontade mas são esculturas bem interessantes e com muitos detalhes. Mas o principal motivo da minha ida ao local não foi essa exposição, foi por todo o complexo de alas da Pinacoteca que abrigam diversas obras como: CANDIDO PORTINARI, DI CAVALCANTI, MONTEIRO LOBATO, OSCAR NIEMEYER, PABLO PICASSO, REMBRANDT VAN RIJN, TARSILA DO AMARAL, TOMIE OHTAKE, VICTOR BRECHERET, entre outros...
As obras de arte ficam espalhadas por corredores, escadas, salas, alas, sacadas, enfim... Em tudo quanto é lugar e de forma extremamente organizada, e sempre monitoradas por funcionários.
E sabe o melhor de tudo? Crianças... Muitas crianças passeando com seus pais! É muito legal saber que existem pais que levam seus pequenos a locais assim, instruindo sobre determinado pintor, explicando o valor cultural da obra a elas. E vendo os olhares curiosos e atentos a cada detalhe do local.
Esta foto pode parecer simples, mas a cena foi fantástica...
Uma garotinha olhando pensativa para os quadros e nesse momento seu pai me perguntou: "Quer que eu tire ela da frente?" E minha resposta foi "Não", ele olhou intrigado e perguntou o motivo sem entender pois eu estava tirando fotos do local, foi quando eu disse: "Pai, ela é o futuro!", ele sorriu e mê deu as mãos agradecendo, ele entendeu o recado, é disso que precisamos, e minha intenção nesse blog é essa, levar um pouco de cultura para as pessoas.

O local além de possuir suas obras de artes (algumas de gosto bem duvidoso por sinal...rs) é praticamente um ponto de encontro das pessoas, vi muitas pessoas se cumprimentando nos corredores, conversando, todas falando baixo, sem fazer barulho para não atrapalhar a concentração dos demais.
Existem certas regras óbvias para frequentar um museu como, não correr, não falar alto, não tocar as obras, respeitar sua vez para tirar um foto, e cuidado com as crianças pois existem diversas "coisas legais" para elas tocarem e isso é normal, elas querem mexer, tocar,  tirar fotos com essas coisas (nós adultos chamamos de obras de arte não esqueça) e os parapeitos, lá existem vários onde você pode ver outros setores do Museu.
A Pinacoteca é um lugar fascinante, onde pessoas de diversas classes sociais frequentam, levam seus filhos, tiram fotos, fazem anotações e apreciam as obras do local.
 Alguns locais não pode tirar foto utilizando o flash, então a qualidade da foto não fica boa.


Esse é um local que vale a visita, olhe com calma, leve seus filhos, namorada (o), vá com seus amigos da faculdade, divirta-se!
Espero que goste deste que é o primeiro post desse blog que vai te mostrar a cidade de um jeito que você não conhece.
Aqui você irá conhecer: UMA OUTRA SAMPA!

Seja Bem Vindo (a) !!!

0 comentários


Me chamo Erik Grapeia, e faz um bom tempo que venho pensando nesta ideia de criar um blog, só não sabia em que ele se fundamentaria. Até o dia em que pesquisei no Google sobre pontos turísticos, e para minha felicidade (ou decepção?) percebi que o número de informações além de ser escasso é desorganizado, poucos blogs e sites trazem de forma clara e fácil de entender os locais que se pode conhecer.
O intuito desse blog é falar sobre pontos turísticos da cidade de São Paulo seus e arredores, locais onde se gasta pouco para visitar (incluindo alguns gratuitos).

Você está acostumado a frequentar sempre os mesmo lugares?
Então agora você vai conhecer UMA OUTRA SAMPA!