Estação Júlio Prestes

Já escrevi aqui sobre a Estação Luz que foi muito importante para a cidade de São Paulo, e hoje falarei sobre a Estação Júlio Prestes que também possui grande importância histórica para nós.
É muito simples chegar ao local que fica na Praça Júlio Prestes nº 148, Bom Retiro. Você pode ir de trem até lá, ou, ir caminhando da Estação Luz que fica a apenas uma quadra. O valor a pagar é o de uma tarifa unitária de uso do trem que atualmente custa R$ 3,00.


A construção da estação possui estilo arquitetônico comum á época de sua fundação, com uma fachada simples temos a impressão de ser um local pequeno, mas ao entrar na estação podemos admirar sua beleza e ver que não é tão pequena quanto aparenta, infelizmente a falta de interesse das empresas em explorar o turismo ferroviário é pífio, felizes são as pessoas que foram de São Paulo á Santos de trem, já pensou que belo roteiro para um final de semana? Que caminho maravilhoso para tirar fotos? Enfim... Voltemos a realidade.

A construção iniciou no ano de 1926 e teve sua inauguração somente em 15/10/1938, porém nos anos 30 ela já estava funcionado mesmo ainda em obras, passou por diversos "donos" e fusões até que em 1994 passou a ser administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o nome é uma homenagem á Júlio Prestes o então presidente (governador) de São Paulo, que em 13/05/1930 estava presente na inauguração simbólica da estação. Mas esta nomeação só ocorreu 21 anos depois.



Ao lado da Estação está a Sala São Paulo que falarei aqui futuramente, em 09/07/1999, depois de uma reforma de quase dois anos o amplo espaço lateral esquerdo da estação que abrigava um clássico jardim francês deu lugar a esta que hoje é uma sala de concertos.
Tirei algumas fotos da parte interior da estação para deixar vocês mais curiosos.




Conhecer a história da nossa cidade é muito bom, faça o mesmo, existem muitos lugares interessantes que valem a pena. Cultura é um bem que sempre será seu, e farei o possível para mostrar a todos muitos locais interessantes.
Leia, comente, divulgue, conheça UMA OUTRA SAMPA!

0 comentários:

Postar um comentário