Parque da Luz (Jardim da Luz )

Hoje escreverei sobre um lugar que você talvez tenha frequentado (ou não) e provavelmente não conhece a história, falo do Parque da Luz (também chamado de Parque Jardim da Luz ou Jardim da Luz), tanto no site da prefeitura quanto em placas dentro do local os nomes divergem, mas ele é conhecido pela maioria dos frequentadores como Parque da Luz.

Confusões com o nome a parte, trata-se de um lugar muito bonito localizado na Rua Ribeiro de Lima, nº 99 Bom Retiro em frente a Estação da Luz  e ao lado da Pinacoteca, o telefone para contato é (11) 3227-3545. E o melhor, a entrada é gratuita!



Sua inauguração em 1798 foi na verdade como um Jardim Botânico (Horto Botânico), e em 1825 foi sua inauguração como o primeiro parque público da cidade. Aproximadamente em 1860 uma pequena parte do terreno foi entregue à Companhia Inglesa utilizar na criação do que é hoje a Estação da Luz, outras partes também foram cedidas para construções ao redor e atualmente o local tem "apenas" 113 mil m².
Em 1883 o Parque recebeu iluminação elétrica, e anteriormente havia recebido um observatório astronômico.


Atualmente existe um projeto chamado Bosque da Leitura que envolve vários parques, inclusive este, vale a pena pesquisar um pouco mais. Recentemente foram identificados mais de 60 tipos de aves na área do parque que possui esculturas de artistas renomados e flora com espécies nativas e exóticas.


Por volta de 1970 prostitutas, ladrões, traficantes entre outros começaram a frequentar o local afastando quem procurava diversão e lazer, com a degradação da área próxima ao parque era perigoso frequentar a região que ficou conhecida como a "boca do lixo". Entretanto no final de 1990 foi realizada a revitalização da área que se expande até os dias de hoje com a chamada "nova luz", o local voltou a se tornar um ponto turístico atraindo jovens, casais com filhos, idosos e turistas.
Procure o aquário subterrâneo quando passear por lá, ele foi descoberto na restauração que houve em 2000, infelizmente no dia que tirei as fotos ele estava em manutenção.


Hoje podemos caminhar tranquilamente por seus caminhos arborizados com segurança, esquecer da correria e do caos da nossa metrópole e descansar aos pés de uma linda árvore.




Conhecer a história da nossa cidade é muito interessante, tudo está interligado de alguma forma, espero que você entre nesta viagem e conheça um pouco mais nossa São Paulo.
Leia, Comente, Divulgue esta ideia, cultural é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer: UMA OUTRA SAMPA!!!

1 comentários:

  1. O aquário no subterrâneo foi o primeiro aquário de São Paulo, quem me informou foi um funcionário do Parque da Luz. ;)

    ResponderExcluir