Beco do Pinto (Museu da Cidade Parte 1 de 3)

Bem vind(x) ao Uma Outra Sampa!

Além destas fotos, você também poderá ver várias outras em nossas redes sociais:
Facebook - https://www.facebook.com/BlogUmaOutraSampa/
Instagram - https://www.instagram.com/umaoutrasampa/ 


A data das postagens foi alterada para as quintas, porém, final de ano né, é tudo corrido e só pude escrever hoje, na madrugada de sexta-feira (23/12) para sábado (24/12).

Hoje iremos mostrar um local que pouca gente conhece, e que convenhamos, faz com que a nossa mentalidade de "5ª série" aflore aquelas piadinhas com o nome "Beco do Pinto". Ok, se você fez algum trocadilho, tudo bem, então mude o nome para Beco do Colégio. =)


Esta matéria faz parte de um especial de 3 partes feito no Museu da Cidade, ele na Rua Roberto Simonsen (altura do 136), pertinho das estações de metrô Sé (linha vermelha) e São Bento (azul). Se você for de ônibus, o Terminal Parque Dom Pedro II fica pertinho também.

*Créditos da imagem: http://www.museudacidade.sp.gov.br/beco-imagens.php

O "beco" era usado na época da São Paulo colonial para a passagem de pessoas e animais, esta passagem ligava a região da Sé à várzea do Rio Tamanduateí. Achou esse nome conhecido? Então, quando você passa no mercadão (temos uma matéria bem legal lá, dá uma olhada) este rio é o que margeia um dos lados dele.
Seu nome, Pinto, é relacionado ao antigo proprietário da casa ao lado o Brigadeiro José Joaquim Pinto de Moraes Leme e as brigas com a vizinhança e a municipalidade por ter fechado este acesso em meados de 1821, mas em 1826 foi reaberto. Agora imagina a caminhada gigantesca que a galera tinha que dar pra conseguir dar a volta, hoje em dia tem os quarteirões com calçada, mas naquela época, o negócio era diferente.
Com a criação da ladeira do Carmo (hoje, Av. Rangel Pestana) o Beco do Pinto foi desativado.
Sério, se um dia você for lá, olha pro chão! Ainda tem partes do calçamento daquela época.
Ahhh mas que coisa besta, uns pedaços de calçada, grande coisa. Sim, grande coisa mesmo! Porque isso é a história da cidade, faz parte da nossa história e como a cidade se (in)evoluiu.










Pode parecer um lugar bobo, mas há muita história naquele lugar, pessoas que passaram ali, a marquesa que morou ao lado, e muito mais que irei comentar nas próximas 2 matérias.
Devido as festas de final de ano, voltaremos com as matérias no dia 05/01/17, quinta-feira!

Deixe aqui, no Facebook, no Instagram ou por e-mail (umaoutrasampa@outlook.com) seu comentário, crítica ou sugestão.

0 comentários:

Postar um comentário