Edifício Martinelli

Seja bem vindo(a) ao UMAOUTRA SAMPA !

Que São Paulo tem muitos lugares interessantes, sejam gratuitos ou tão caros que você precisa vender o rim esquerdo pra pagar a conta isso é inegável e sempre que andamos pelas ruas imaginamos como nossa cidade é grande e repleta de pontos interessantes, mas como será que é olhar do alto de algum prédio?
E justamente nossa matéria de hoje é sobre um lugar alto, tanto que foi o primeiro "arranha-céu" da cidade, o Edifício Martinelli.

Este gigante tem entradas em 3 ruas diferentes, para você ver que é mesmo um prédio que se impõe perante aos outros da região, a que usamos para o tour fica na Rua São João 11-65 a uma quadra da estação São Bento da linha Azul de metrô, entre no site e obtenha mais informações sobre o passeio monitorado, ele é gratuito!
Chamei meu amigo Felipe Yassaka que já participou de outros passeios comigo, e fomos ver o gigante de concreto.
Recebemos um e-mail da administração do prédio informando que o horário seria entre ás 9 e 11 horas, mas o primeiro passeio aconteceu ás 09:30 e lá fomos nós. Quando eu digo nós, somos só nós mesmo. Não havia mais ninguém. Uma pena, um lugar tão interessante e com poucas visitas. Quem nos acompanhou foi o "Dias", ele monitorou nossa visita e explicou sobre a história do prédio. O "Dias" foi super atencioso e conhece bem a história do lugar.




O "Martinelli" teve sua inauguração em 1929 e chegou a ser o maior prédio da América do Sul, na época em que já haviam construído 24 andares a obra foi embargada, com autorização judicial O senhor "Giuseppe Martinelli" (Comendador Martinelli) construiu até o 25º andar. Seu sonho era que ele chegasse aos 30, mas... Ele foi esperto, construiu uma casa de 5 andares em cima do prédio, e esta foi sua residência, assim o prédio tinha os 25 andares que a lei permitiu, e ele realizou seu sonho.

Hoje funcionam diversas secretarias do governo do estado no prédio, mas a parte que nos interessa mais é a visão de 360º que temos da cidade! A cidade fica baixinha para quem está lá em cima.



Algumas décadas atrás o prédio foi invadido por moradores sem teto e também por moradores de rua, quando o prédio foi tomado de volta, no fosso haviam "apenas" 9 andares de lixo, sim, lixo. Os moradores jogavam seu lixo no fosso do prédio e também alguns corpos foram retirados de lá em estado de putrefação, até hoje existem histórias que o prédio é assombrado, que os elevadores sobem e descem sozinhos, entre outras que você encontra na internet.


Histórias assombradas e reais a parte, a vista de 360º da cidade é sensacional e o dia estava ótimo, o que segundo nosso amigo "Dias" ajuda bastante.

 
 
 

Resumo da visita:
Custo: ZERO
Diversão: 8/10
Acessibilidade: 7/10 (existem alguns degraus)
Atendimento: 10/10 (nosso guia "Dias" foi sensacional)
Indicado: A partir de 5 anos (Risco de queda)
Vale a pena conhecer: 10/10

Espero que tenham gostado de mais esta matéria, todos os finais de semana teremos uma matéria nova sobre um ponto da cidade.
Deixe seu comentário, aqui ou por e-mail (umaoutrasampa@outlook.com) ou em nossa página no Facebook.

Erik Grapeia.

4 comentários:

  1. Vale muito a pena, lugar bonito com outra visão de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Erik pelo comentário feito á visita ao Prédio Martinelli, espero recebe-lo mais vezes.
    Tudo de bom!
    Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por nos acompanhar nesta visita Dias, grande abraço e nos veremos outras vezes!

      Excluir