Paranapiacaba (Parte 1/3)

Seja bem vindo (a) ao UMA OUTRA SAMPA!!!
Hoje vou escrever sobre um dos locais mais lindos e interessantes que conheço: PARANAPIACABA.
Inclusive vou dividir este post em 3 partes, até por que assunto não faltará.
No início deste mês de Junho fui com meus amigos Felipe, Flavia, Paulo e Priscila para mostrar esta maravilha de local a eles, inclusive fizemos uma trilha que foi sensacional!
Priscila, Flavia, Felipe, Eu e Paulo.

Mas hoje falarei sobre a história desta cidade que pertence a Santo André, para chegar até lá é mais fácil do que parece. Pegue um trem nas estações Luz ou Brás com sentido à Rio Grande da Serra, este trajeto leva em média 40 minutos, lá você precisa pegar um ônibus com destino a Paranapiacaba numa rua ao lado da estação que leva uns 20 minutos pra chegar. Sinceramente, 1 hora de percurso que valerá a pena!
Ao lado do bolsão de estacionamento da cidade existe um mirante, onde é possível observar este visual incrível, geralmente tem fila para subir e apreciar o horizonte.

Não se assuste ao descer do ônibus, o ponto final é em frente ao cemitério da cidade, alguns falam sobre histórias macabras, e coisas do tipo, mas nada confirmado pelos vivos muito menos pelos mortos (ainda bem né?!?), os moradores dizem que é pra chamar turistas, outros dizem que é verdade, enfim...
O acesso para a "Vila Inglesa de Paranapiacaba" é feito por uma ponte que liga a parte alta onde você desembarcou do ônibus até a parte baixa que é o assunto de hoje.
Chegando lá, você se sentirá voltando ao ano de 1874, ano de fundação da "Estação do Alto da Serra" que após foi chamada de Paranapiacaba e foi parte da linha férrea usada pela São Paulo Railway, esta vila teve importância vital para o escoamento do café que era produzido no interior de São Paulo e levado de trem até o porto de Santos.

Vista do "Big Ben" de Paranapiacaba, cidade marcada pela presença Inglesa, tanto na cultura quanto arquitetura.

E por falar na "colonização" inglesa em Paranapiacaba, temos que lembrar do futebol, e adivinhe onde foi feita a primeira partida de futebol do Brasil? SIM!!! Foi aqui mesmo!
Em 15 de Abril de 1895 o Jogo FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS x CIA. FERROVIÁRIA SÃO PAULO RAILWAY de início ao esporte em nosso país.

Local onde ocorreu o 1º jogo de futebol do Brasil.

Um dos atrativos da época é o Clube União Lira Serrano, fundado na década de 30 serviu como teatro, cinema, local para reuniões dos funcionários da SPR, quadra de futebol, opa... QUADRA DE FUTEBOL? SIM! O local foi usado como quadra de futebol também, com requintes na arquitetura e decoração com direito até a camarote para o alto escalão da empresa férrea.

Atual guichê da Bilheteria do Clube.
Vista externa do Clube.

Entre os funcionários do alto escalão da SPR, um deles tinha a melhor visão da cidade, o Engenheiro Chefe da Vila tinha uma casa com vista para toda a cidade, assim de qualquer janela poderia fiscalizar o trabalho dos funcionários e monitorar a subida e descida dos trens.
Esta casa é chamada de Castelinho e fica no alto de uma colina que pode ser avistada de qualquer lugar da vila, seja a parte alta ou baixa.

Casa do Engenheiro Chefe.

Quando digo que entrar nesta cidade é voltar no tempo não estou brincando, a calma, tranquilidade, a arquitetura, os trens, tudo faz com que você se sinta no passado, a cidade é charmosa, romântica, aventureira, barata, interessante, todas as qualidades e necessidades para um bom passeio com amigos, namorada, ou até com os filhos.

 Vagões usados no transporte de minérios.
 Parte do Museu do Funicular - Prédio da Maquina Fixa.
Trens "abandonados" que dão um charme todo especial à Vila.

Falar pouco sobre Paranapiacaba é difícil, tem muita história para contar, e é por isso que na próxima semana você conhecerá mais um pouco sobre este paraíso a moda antiga.
Espero que tenha gostado de mais esta aventura.
Leia, Comente, Divulgue esta ideia, cultura é um bem imaterial que será seu para sempre.
Aqui nós vamos conhecer: UMA OUTRA SAMPA!!!

1 comentários:

  1. O lugar é lindo, foi uma honra estar presente neste passeio, para todos aqueles que desejam um belo passeio e "barato", não percam tempo até porque la vão quer mais tempo ;)

    ResponderExcluir