Paranapiacaba (Parte 2/3)

Seja bem vindo (a) ao UMA OUTRA SAMPA !

Hoje continuaremos a falar sobre Paranapiacaba, na parte 1/3 falei sobre a história do local, e hoje falarei sobre a atual situação da cidade nesta aventura que tive com os meus amigos Felipe, Flávia, Paulo e Priscila.
Falar sobre Paranapiacaba é voltar no tempo, é sentir a neblina que aparece e some com a mesma rapidez, é sentir o sol quentinho e em seguida se sentir levemente úmido com a serração que passa por você, é comer deliciosas guloseimas feitas de Cambuci, uma fruta local que tem até um festival!
Atualmente a cidade se encontra abandonada pelo governo, existem partes em situações severamente danificadas por falta reparos, mas nada que possa te prejudicar, outra coisa que é perceptível é a quantidade de cachorros de rua, por onde você andar haverá um "totó" com cara de faminto esperando cair alguma migalha do seu lanche, eles são magros e mal cuidados, alguns moradores reclamam que as pessoas que moram na parte alta da cidade abandonam seus cachorros na parte baixa e por isso existem tantos por lá. Mas não se preocupem pois eles são muito dóceis, adoram um carinho e principalmente um pedaço do seu lanche!

A cadela é tão mansa que o Felipe quase dormiu fazendo carinho nela... :)

Os moradores de Paranapiacaba são muito gentis, sempre estão dispostos a te ajudar, e adoram bater papo com quem anda com "cara de turista" pela cidade sem saber para onde ir.

Moradora local na varanda de seu comércio.

As ruas da cidade ainda lembram os velhos tempos, seja caminhando por uma rua de paralelepípedo ou cascalho, por suas casas de madeira pintadas todas em um mesmo padrão de cor, por placas e adereços que ainda estão a vista de quem passa por lá.

Placa indicativa.

Criança local empinando sua pipa.

A "Vila" é composta por poucas ruas, boa parte das casas tem algum tipo de comércio, seja uma lojinha de artesanato, café, almoço, doces de Cambuci entre outros, mas se você quiser se aventurar no Tour da cidade embarque neste ônibus que fica circulando por toda a parte baixa de Paranapiacaba.

Eu, Paulo, Felipe, Flávia e Priscila.

Já falei sobre o cemitério, sobre o cambuci, sobre o 1º campo de futebol do Brasil, sobre o Clube União Lira Serrano, sobre o Castelinho, agora falta eu falar de uma coisa, os TRENS!
Esta é a parte mais empolgante de Paranapiacaba, andar na "Maria Fumaça"que foi restaurada pela ABPF.
Este é um carro de primeira classe do ano de 1914 que faz você se sentir voltando no tempo.

 "Maria Fumaça" se preparando para partir.
 "Maria Fumaça" em parte do seu percurso.
                                               
A imponente "Maria Fumaça".

Os ingressos são com numeração de poltronas, então prefira ficar ao lado das janelas do lado direito, você poderá ver muita coisa que não é acessível ao publico e só é possível ver andando na "Maria Fumaça".
Antes da viajem começar, um rapaz fala um pouco sobre a história do carro e como funcionavam os trens na época, além de fazer algumas brincadeiras com as pessoas para descontrair, e o detalhe: Devidamente fardado com direito a quepe! Para você se sentir um barão/baronesa do café!

                                      
 O requinte do vagão de luxo usado por barões do café.
Imagine esta cena 100 anos atras.
Ao fundo o Museu do Funicular.
Entrada do Museu.

Você paga R$ 5,00 para andar na Maria Fumaça, e com mais R$ 3,00 você pode conhecer o museu que fica próximo a linha do trem, não coloquei fotos por que elas ficaram muito ruins (não vi que a lente estava suja), vale apena visitar e ver objetos originais que foram usados por funcionários, o museu é pequeno mas rende belas fotos e uma ótima história para contar depois.
Este tipo de passeio pode ser feito com aquela pessoa especial para criar um clima romântico, com seus amigos para se divertir, com sua família, enfim... Independente da companhia vale a pena conhecer esta cidadezinha próxima a nossa SAMPA, tanto que acabei voltando no sábado seguinte ao passeio que fiz com meus amigos apenas para tirar as fotos que faltavam para este Blog!

Na próxima semana encerraremos a matéria sobre Paranapiacaba com a trilha que nós fizemos, vale a pena conferir, ficou muito bom!
Não esqueça de curtir nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/BlogUmaOutraSampa
Espero que tenha gostado de mais esta aventura.
Leia, Comente, Compartilhe e Divulgue esta ideia, cultura é um bem imaterial que será seu para sempre.
Aqui nós vamos conhecer: UMA OUTRA SAMPA!!!

0 comentários:

Postar um comentário