Parque da Luz (Jardim da Luz )

1 comentários
Hoje escreverei sobre um lugar que você talvez tenha frequentado (ou não) e provavelmente não conhece a história, falo do Parque da Luz (também chamado de Parque Jardim da Luz ou Jardim da Luz), tanto no site da prefeitura quanto em placas dentro do local os nomes divergem, mas ele é conhecido pela maioria dos frequentadores como Parque da Luz.

Confusões com o nome a parte, trata-se de um lugar muito bonito localizado na Rua Ribeiro de Lima, nº 99 Bom Retiro em frente a Estação da Luz  e ao lado da Pinacoteca, o telefone para contato é (11) 3227-3545. E o melhor, a entrada é gratuita!



Sua inauguração em 1798 foi na verdade como um Jardim Botânico (Horto Botânico), e em 1825 foi sua inauguração como o primeiro parque público da cidade. Aproximadamente em 1860 uma pequena parte do terreno foi entregue à Companhia Inglesa utilizar na criação do que é hoje a Estação da Luz, outras partes também foram cedidas para construções ao redor e atualmente o local tem "apenas" 113 mil m².
Em 1883 o Parque recebeu iluminação elétrica, e anteriormente havia recebido um observatório astronômico.


Atualmente existe um projeto chamado Bosque da Leitura que envolve vários parques, inclusive este, vale a pena pesquisar um pouco mais. Recentemente foram identificados mais de 60 tipos de aves na área do parque que possui esculturas de artistas renomados e flora com espécies nativas e exóticas.


Por volta de 1970 prostitutas, ladrões, traficantes entre outros começaram a frequentar o local afastando quem procurava diversão e lazer, com a degradação da área próxima ao parque era perigoso frequentar a região que ficou conhecida como a "boca do lixo". Entretanto no final de 1990 foi realizada a revitalização da área que se expande até os dias de hoje com a chamada "nova luz", o local voltou a se tornar um ponto turístico atraindo jovens, casais com filhos, idosos e turistas.
Procure o aquário subterrâneo quando passear por lá, ele foi descoberto na restauração que houve em 2000, infelizmente no dia que tirei as fotos ele estava em manutenção.


Hoje podemos caminhar tranquilamente por seus caminhos arborizados com segurança, esquecer da correria e do caos da nossa metrópole e descansar aos pés de uma linda árvore.




Conhecer a história da nossa cidade é muito interessante, tudo está interligado de alguma forma, espero que você entre nesta viagem e conheça um pouco mais nossa São Paulo.
Leia, Comente, Divulgue esta ideia, cultural é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer: UMA OUTRA SAMPA!!!

Estação Júlio Prestes

0 comentários
Já escrevi aqui sobre a Estação Luz que foi muito importante para a cidade de São Paulo, e hoje falarei sobre a Estação Júlio Prestes que também possui grande importância histórica para nós.
É muito simples chegar ao local que fica na Praça Júlio Prestes nº 148, Bom Retiro. Você pode ir de trem até lá, ou, ir caminhando da Estação Luz que fica a apenas uma quadra. O valor a pagar é o de uma tarifa unitária de uso do trem que atualmente custa R$ 3,00.


A construção da estação possui estilo arquitetônico comum á época de sua fundação, com uma fachada simples temos a impressão de ser um local pequeno, mas ao entrar na estação podemos admirar sua beleza e ver que não é tão pequena quanto aparenta, infelizmente a falta de interesse das empresas em explorar o turismo ferroviário é pífio, felizes são as pessoas que foram de São Paulo á Santos de trem, já pensou que belo roteiro para um final de semana? Que caminho maravilhoso para tirar fotos? Enfim... Voltemos a realidade.

A construção iniciou no ano de 1926 e teve sua inauguração somente em 15/10/1938, porém nos anos 30 ela já estava funcionado mesmo ainda em obras, passou por diversos "donos" e fusões até que em 1994 passou a ser administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o nome é uma homenagem á Júlio Prestes o então presidente (governador) de São Paulo, que em 13/05/1930 estava presente na inauguração simbólica da estação. Mas esta nomeação só ocorreu 21 anos depois.



Ao lado da Estação está a Sala São Paulo que falarei aqui futuramente, em 09/07/1999, depois de uma reforma de quase dois anos o amplo espaço lateral esquerdo da estação que abrigava um clássico jardim francês deu lugar a esta que hoje é uma sala de concertos.
Tirei algumas fotos da parte interior da estação para deixar vocês mais curiosos.




Conhecer a história da nossa cidade é muito bom, faça o mesmo, existem muitos lugares interessantes que valem a pena. Cultura é um bem que sempre será seu, e farei o possível para mostrar a todos muitos locais interessantes.
Leia, comente, divulgue, conheça UMA OUTRA SAMPA!