Museu Catavento (Catavento Cultural e Educacional)

0 comentários
Seja bem vindo (a) ao UMA OUTRA SAMPA !

Hoje vamos conhecer um lugar que de tão interessante que é, me deu um trabalho absurdo para selecionar as fotos, tirei quase 200 e precisei escolher o mínimo necessário para não ficar muito extensa esta matéria.
Estou falando do Museu Catavento (Catavento Cultural e Educacional) que fica no antigo Palácio das Indústrias, o endereço é Praça São Vito, Parque Dom Pedro II. Para chegar é simples, saindo da estação de Metrô Pedro II que fica na linha vermelha siga a rua da Figueira e depois a avenida Mercúrio, após uns 10 minutos de caminhada você chega ao museu que é literalmente um palácio!
Visite o site deles: http://www.cataventocultural.org.br e lembre-se que aos sábados é grátis :)

Fachada do Museu

O "Catavento" é interessante tanto do lado de dentro quanto do lado de fora, por dentro existem 4 ambientes diferentes, Universo, Vida, Engenho e Sociedade, e do lado de fora podemos ver locomotivas, máquinas de vapor, carroças, aviões, entre outros.

Vamos começar pela parte de dentro?

É possível uma planta viver aqui?

 Antes de falar sobre o "Catavento", preciso dizer que todos os orientadores são muito atenciosos, em especial ao Maurício e a Erika que conversaram comigo e deram algumas dicas, e obrigado aos pais que me permitiram tirar fotos das crianças interagindo com os jogos e atividades.

Atividades Monitoradas

                                      
 Atividades Monitoradas

 Crianças interagindo com os jogos.

Painel informativo

 O Catavento e suas diversas áreas realmente fascinam, você aprende mais sobre física, química, biologia, astronomia, nanotecnologia e uma porção de coisas interessantes, mas se você pensa que nós adultos somos o publico alvo do museu está enganado, a maior parte dos presentes são as crianças.
É criança correndo para um lado, criança chamando o amiguinho do outro, excursão de escola com um monte de pequenos curiosos para cá e acolá. Ver a reação dos pequeninos é muito legal, faz você recordar os tempos de escola quando fazia o mesmo. E no meu caso isso já faz muito tempo... Enfim...



  Andar pelo museu é se perder no meio de tanta informação, se tiver disposição vale a pena passar umas 5 horas dentro do museu, aqui a informação não tem fim, mas não é só ler, ler e ler novamente. Aqui você interage com com tudo, existem muitos objetos multimídia, interativos, e que te obrigam a fazer parte do que está ao seu redor. Antes que você se pergunte, sim, você vai se sentir uma criança, você é praticamente obrigado a tocar, manusear, participar do que está acontecendo, mas lembre-se tenha bons modos.
Digo isso pois uma família estava em um setor externo tirando fotos enquanto danificava uma peça do museu achando graça da situação e falando "vou postar no Facebook", mas espera aí, destruir um item de museu é tão legal assim pra divulgar? Minha reação foi dar uma bela lição de moral nos pais que ficaram sem ter o que falar na frente de outras pessoas e se retiraram do museu.
Lembre-se "Interagir não é Danificar" e "Criança Hiperativa é diferente de criança mal educada".

                                                                         
                                       
O "Catavento" é um ótimo lugar para levar seu filho, sobrinho, primo, ou até mesmo ir com pessoas da sua idade.











Se você se perder lá dentro não será um fato isolado, é normal ficarmos perdidos dentro do "Catavento", tem muita coisa que merece ser olhada, que vale a pena pararmos para prestar mais atenção.
Se do lado de dentro você fica abismado com tanta informação, ao sair as coisas mudam, o tempo para e podemos nos sentir uns 100 anos no passado com o maquinário que fica do lado de fora do museu, exposto ao tempo e em perfeito estado!


 Já pensou em comprar um "kit Avião"?



Realmente o museu vale a visita, e uma visita com calma, sem pressa.
Foi trabalhoso reduzir para apenas estas fotos, eu tirei fotos de muita coisa interessante, ainda mais agora que comprei uma câmera profissional e tenho mais opções de configurações.
Espero que você tenha gostado de mais esta matéria, agora estou indo fotografar uma exposição que é muito interessante e você saberá qual é na semana que vem.

Leia, comente e ajude a divulgar esta ideia. Cultura é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer #UMAOUTRASAMPA !

Bourbon Street Fest 2013 - Parque do Ibirapuera (matéria extra)

1 comentários
Seja bem vindo (a) ao UMA OUTRA SAMPA !

Ontem teve o post da semana, mas tive que abrir uma exceção hoje, não teve jeito.
No Parque do Ibirapuera, para ser mais exato no portão 10 (Avenida Pedro Álvares Cabral) aconteceu hoje e também acontecerá no próximo domingo 25/08/2013 o Bourbon Street Festival 2013. E como a maioria das nossas visitas esta não seria diferente, ou seja, GRÁTIS!
Sim, você leu bem, um evento onde você pode ver os melhores artistas do Jazz, Soul, Zydeco, R&B, Blues e Brass sem precisar ir até Nova Orleans - EUA para ouvir os mestres.

Eu particularmente sempre fui fã do Leroy Jones, e quando vi que a abertura do show seria Leroy Jones & Topsy Chapman não pensei duas vezes.
Cheguei ás 16:00 com a Ingrid (minha convidada) e curtimos o show desde o início. Não vou falar muito por que eu parecia uma criança realizando um sonho:
"EU VI LEROY JONES!"
Minha semana será muito melhor depois do show, então acesse: http://www.bourbonstreetfest.com.br/ e fique por dentro do que está acontecendo.
Detalhe, as fotos estão mais bonitas devido a nova aquisição, comprei uma Canon EOS T3 para as fotos do blog.








Aqui nós vamos conhecer #UMAOUTRASAMPA !

Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão)

0 comentários
Seja bem vindo (a) ao Uma Outra Sampa !

Hoje falarei sobre um lugar que fui já faz um certo tempo com meu amigo de longa data Felipe e sua namorada Yasmin (que fez parte do blog), estou falando do famoso Mercadão (Mercado Municipal Paulistano) aquele onde as pessoas comem o pastel de bacalhau e o lanche de mortadela tão famosos e caros diga-se de passagem. Como o foco do nosso blog é gastar pouco ou nada e conhecer a cidade por um outro ângulo, vocês lerão uma versão diferente sobre nosso Mercadão que fica na Rua da Cantareira, 306 próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II.
Neste dia nós descemos na estação de metrô Pedro II que fica na linha vermelha e particularmente acho fácil de chegar. 
O famoso mercado foi construído entre 1928 e 1933 e serviu como quartel durante a Revolução Constitucionalista de 1932, foi criado pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo.

 Uma das entradas do "Mercadão"

Eu havia ido uma vez ao "Mercadão", mas nem dei muita atenção na época, passear por seus corredores é uma confusão e explosão de cores, aromas e formas de frutas das mais variadas que você possa imaginar, e até algumas que você vai se perguntar se é uma fruta mesmo.

Sim, algumas frutas são bem diferentes do que conhecemos 

Podemos encontrar as frutas mais conhecidas que compramos nos supermercados e também algumas que dificilmente podemos comprar nas feiras dos bairros, para todos os gostos e bolsos estão expostas em seus corredores, inclusive vi morangos que tinham o tamanho de um limão! E adivinhem o preço? Meros R$ 130,00 o quilo. Barato né?
Tanto os peixes, frutas, queijos, bebidas e qualquer outros produto são da melhor qualidade, são lindos e realmente dá vontade de gastar um pouco para provar a novidade. Neste dia a Yasmin e o Felipe provaram Tâmara com Morango, uma combinação do azedo com o doce que fica muito bom!


Lojistas atenciosos, que realmente conhecem o produto e inclusive contam sobre como funciona o plantio e colheita de diversas frutas.
Granadilho, Nespera, Pitaya, Dekopon e outros nomes diferentes estão expostos nas bancas muito bem organizadas, pensamos também em comer os famosos lanches do Mercadão, mas desistimos devido a fila enorme que havia no dia.

Vista interna

Vista do "pé direito"

Já que comer estava fora de questão neste dia, fomos provar uma cerveja diferente em uma das lojas especializadas que tem lá, fomos muito bem atendidos e descobrimos um pouco sobre o processo de fabricação e maturação da bebida tão amada pela maioria dos adultos.
Fomos muito bem atendidos em uma destas lojas, como já faz tempo que fomos não encontrei a anotação com o nome do vendedor, mas procurem-no ele entende muito do assunto!

Yasmin, Felipe, Eu e o vendedor local

 Cerveja do Amor

 Lúpulo

 O amor é lindo... S2

Ele indicou bebermos a Cerveja do Amor da Bodebrown, uma cerveja com adição de amoras que é diferente de todas as cervejas que já provei, vale a pena provar!

Se você gosta de comer e beber bem, o Mercadão é o lugar certo para passar o dia.

Ali próximo existem outros lugares interessantes também, e por sinal na próxima semana falaremos sobre um lugar que é muito próximo do Mercadão e vale a visita.

Esperamos que tenha gostado de mais esta aventura por nossa amada e caótica Sampa.
Leia, comente e ajude a divulgar esta ideia. Cultura é um bem imaterial que será seu para sempre!

Aqui nós vamos conhecer #UMAOUTRASAMPA !

Comida Búlgara???

2 comentários
Seja bem vindo (a) ao UMA OUTRA SAMPA !

Mudamos a "cara do nosso blog", ele está mais bonito e finalmente consegui arrumar o contador de visitas que para a minha surpresa está marcando mais de 2700 visitas! Nunca imaginei que teríamos este alcance para um blog amador e sem uma equipe full time. Obrigado a todos vocês que ajudam a divulgar nosso trabalho!

Mas vamos falar de coisa boa?
C O M I D A !!! Sim... E nada do nosso arroz com feijão. Falo de comidas de outros países, lembra que já falei sobre o Riconcito Peruano um restaurante que vende comida Peruana muito boa a preço super honesto? E hoje falarei sobre a Casa Bulgara que fica na Rua Silva Pinto 356 na região do Bom Retiro, perto da estação de Metrô Tiradentes.
Neste dia convidei meus amigos Giovanne (que já fez um vídeo para nosso blog, veja aqui) e a Camila que acompanha nosso blog. Era um sábado ensolarado e estávamos curiosos para provar comidas diferentes, ao chegarmos me identifiquei e disse que havia agendado uma entrevista fomos bem recepcionados e a fome era maior, então tomamos nosso café da manhã para depois conversar.

                                     
Fachada da Casa Búlgara. 

Giovanne e Camila.

O principal motivo de irmos até lá é provar as "Burekas" um tipo de salgado que os Eslavos tem em sua culinária. É difícil lembrar de um salgado Brasileiro que se pareça com este, o sabor é marcante e forte, nós pedimos 3 burekas de sabores diferentes, assim poderíamos provar um pedaço da que o amigo comprou..hahaha
A de batata é sensacional, a de carne é muito boa, mas a de gorgonzola... É incrível! Devo dizer que seu sabor é tão grande quanto o efeito que ela fez ao meu estômago, tive azia o dia todo, mas a culpa não é da Bureka, o problema é que estou fazendo uma dieta radical onde retirei todo o açúcar, sal, fritura, refrigerante e tudo que gostoso do meu cardápio. Então quando provo algo mais forte isso acontece. Tanto que meus dois amigos não tiveram problemas.
Por coincidência, neste dia Brasil e Bulgária jogavam uma partida de vôlei pelo campeonato mundial, mas não sou fã de esportes, então voltemos ao assunto.

Brasil x Bulgária

Conversei por um longo tempo com a Dona Lina uma imigrante búlgara que fundou a casa em 1975 junto com o marido. Na época eles vendiam o "sorvete búlgaro", iogurtes e quitutes da culinária Búlgara, mas com o passar do tempo foram se adequando aos gostos do brasileiro e hoje seus principais atrativos são a Bureka e o Strudel. 

 Strudel (na verdade este doce é austríaco e se chama Apfelstrudel)

 Bastidores do blog :)

Não foi possível conversar por muito tempo com a Dona Lina, era um sábado de manhã e geralmente os comércios tem maior movimento neste dia, mas nossa conversa foi basicamente sobre sua história e sobre a culinária Búlgara, nas receitas búlgaras se usa muita carne de porco, cordeiro, queijo, maçã e batata. Provamos também um suco de maçã que posso afirmar ser o suco mais gostoso que já provei até hoje. Ele é na verdade o sumo concentrado da maçã sem água e açúcar na composição. 
Não conversamos muito por que a casa ficou cheia de clientes e por ser pequena resolvemos ir embora para dar lugar a outras pessoas.

 Dona Lina e sua filha Shoshana.

 Dona Lina e suas Burekas!

Lugar pequeno, agradável e com funcionários bem atenciosos sem falar na Dona Lina que é um amor de pessoa, super carismática e que na hora da despedida pude usar um pouco do que aprendi quando fiz minhas aulas de russo ao dizer "Спасибо и до свидания!" (Obrigado e até logo!) ela sorriu e usou a mesma frase, a Camila e o Giovanne me olharam com aquela cara de "O quê você disse?" e então falei das aulas enquanto voltávamos para o metrô.
Agradeço a nossa amiga Cida Carvalho que nos deu mais uma dica maravilhosa de local para provar sabores novos!

Esperamos que tenham gostado de mais esta aventura por nossa amada e caótica Sampa.
Leia, comente e ajude a divulgar nosso blog. Cultura é um bem imaterial que será seu para sempre!

Aqui nós vamos conhecer #UMAOUTRASAMPA !

Erik Grapeia.

Avenida Paulista (parte2/2)

0 comentários
Seja bem vindo (a) ao UMA OUTRA SAMPA !

Na semana passada você pode conhecer uma parte da Avenida Paulista e hoje vou escrever um pouco mais sobre ela.
Existem diferentes momentos para passear pela "Paulista", no horário comercial é possível conviver com a correria típica do paulistano, e como sempre dizem: "Nós temos pressa para tudo". As pessoas passam apressadas de um lado para o outro, mas quando chega a noite o ritmo cai, os bares ficam cheios de pessoas bebendo cerveja e batendo papo, diversos casais caminham de mãos dadas e alguns pais passeiam com seus filhos, o clima muda bastante, só quem conhece sabe o quanto este cartão postal de nossa Sampa pode ser diferente.
Nos finais de semana a correria dos trabalhadores dá lugar para pessoas que fazem suas compras em diversas galerias e shoppings, lá é possível encontrar produtos originais e os chamados "xing ling", para quem não conhece o termo, isso quer dizer um produto falso vindo em sua grande maioria da China, afinal um produto com a mesma aparência custar 4 vezes menos é de se estranhar, concorda? Mas também é possível comprar produtos originais a preços mais acessíveis, almoçar nas feirinhas, tomar uma cerveja gelada nos diversos bares, enfim... Na "Paulista" tem de tudo um pouco.

 Um dos poucos casarões que ainda existem.

 Mural com imagem do Oscar Niemeyer.

 Ciclistas em sua ciclofaixa.

É possível ver alguns dos poucos casarões da época em que a "Paulista" era uma região residencial, sem o vai e vem de todos os dias, aos domingos os ciclistas saem com suas magrelas para pedalar por toda a extensão da avenida, famílias passeando, fotógrafos caçando um click, e também a parte triste, moradores de rua que ficam a mercê do destino com fome e frio, eles são humanos igual e nós e precisam de ajuda não somente financeira mas também psicológica, ser reintegrados em nossa sociedade, é terrível ver uma pessoa que passa por dificuldades, mas... Faça sua parte, ajude com sabedoria!

 Nem tudo são flores, a diferença social ainda existe em Sampa.

Estávamos passando por este senhor da foto acima, ele não pediu dinheiro, cigarro ou comida, ele me viu com a câmera nas mãos e pediu apenas para eu tirar uma foto dele, e isso mostra que muitos moradores de rua sentem falta não somente de bens materiais, eles também sentem falta de atenção, de serem vistos como um ser humano normal.
Esta semana (2 após a foto) eu passei por ele e comprei um lanche e um suco num bar, agachei e dei nas mãos dele, ele abriu sorriso enorme e disse todo triste: "Obrigado moço". Sei que ele não lembra de mim, mas meu gesto foi para mostrar que não esqueci dele.

Um dia ensolarado é ótimo para passear.

 
 :)

 Voltamos no tempo? Infelizmente não.

 Passeios.

 Agradeço ao sol por me ajudar nesta foto.

Artista de rua.

Falar sobre nossa querida Paulista é complicado, tem muitas coisas para mostrar e escrever, podemos dizer que lá é um resumo de nossa cidade. Tem artistas de rua, skatistas, famílias, casais, muitos estrangeiros...
Aproveite este final de semana ensolarado e vá caminhar um pouco por lá.
Garanto que você vai adorar.

Leia, Comente, Compartilhe um pouco de cultura, este é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer #UMAOUTRASAMPA!

Erik Grapeia.