Restaurante Peruano ???

2 comentários
Olá! Bem vindo mais uma vez ao UMA OUTRA SAMPA!
Sempre que falamos em culinária internacional, pensamos na Itália, França, Alemanha, Japão, China, entre outros... Mas espera um pouco, e o Peru? Não estou falando da ave que comemos no natal ou no ano novo, mas do nosso vizinho sul-americano, terra das lhamas, onde está à magnífica Machu Pichu.
Lembra que a idéia deste blog é conhecer uma SAMPA fora dos roteiros turísticos tradicionais, e gastando o mínimo possível? Então... Vamos falar sobre esta nova aventura.
Esta matéria começou com o meu novo projeto para o blog, que é ir aos locais com amigos e conhecermos juntos UMA OUTRA SAMPA, se você não me conhece não tem problema, entre em contato pelo e-mail erik_dnb@hotmail.com e vamos conversar sobre o assunto, você também pode fazer parte deste projeto!
Tudo começou numa na terça-feira dia 22/01 quando liguei para o “Riconcito Peruano” um restaurante que fica na Rua Aurora nº 451, e falei com o Edgard Villar proprietário do local perguntando se poderia ser feita uma matéria sobre seu restaurante, combinamos para o dia seguinte ás 20:30, em seguida liguei para o Roney, meu amigo de longa data e disse: Vamos fazer uma matéria para o blog num restaurante Peruano? Ele respondeu na hora que sim.
Nos encontramos na catraca da estação de metrô Republica com sua amiga Tutti e fomos para lá.  Ao chegar procurei pelo Edgard e ele se sentou ao nosso lado na mesa, confesso que não sabia se entrevistava ele em espanhol ou em português, e nem como faria a entrevista, preferi usar o português para que meus amigos Roney e Tutti não ficassem sem entender o que acontecia... jejeje 
Não estou falando de um restaurante chique, mas o local é discreto e elegante com decoração Peruana, não parecia que eu estava no centro de São Paulo, mas em Lima ou outra cidade do Peru! Detalhe, a grande maioria das pessoas falava espanhol, óbvio né Erik, é um restaurante Peruano, mas voltando ao assunto...


Haviam poucas pessoas quando entramos, tanto que o andar superior não estava aberto, mas após uns 20 minutos o local começou a ficar mais movimentado, alguns Peruanos, Bolivianos, um casal de Brasileiros, mas conforme o próprio Edgard falou, vão pessoas de todas as nacionalidades, desde os sul-americanos até Libaneses e Africanos.
Agora vamos a parte gostosa da história... Vamos comer!
Para começar o Edgard nos sugeriu o "Chicha Morada", suco feito com milho preto (uns dizem que é roxo, mas enfim..), canela, cravo da Índia e casca de abacaxi. Tenho que admitir, o sabor é I N C R Í V E L !!! Nunca provei nada parecido, é muito gostoso. Tanto o Roney quanto a Tutti gostaram pelo que vocês podem ver...


Após conversar por um tempo com o Edgard e ouvir sobre a história dele no Brasil e de seu restaurante ali no centro, diga-se de passagem, nunca fui tão bem recepcionado num restaurante, ele foi super atencioso, conversou por quase uma hora conosco, falou sobre a cultura Peruana, a culinária, como é a vida lá, foi um professor para nós!


Não gosto de sair nas fotos, mas precisei registrar este dia: Eu, Edgard, Tutti e Roney.

Ele nos indicou dois pratos para começar. 


A esquerda você pode ver o "Lomo Saltado a lo Pobre" que vai arroz, ovo, banana, pimentão, cebola, banana da terra, e um tempero maravilhoso! A direita você pode ver o "Arroz Chaufa Mixto" que tem arroz, ovo, carne, frango, camarão, cebola, pimentão... Você está olhando e pensando: "Mas isso tudo vai em algum prato Brasileiro, não vejo nada de diferente!". Pois eu te digo, tem sim!
O próprio Edgard vai até o Peru comprar os temperos, sim você leu certo, ele viaja até o Peru para comprar os temperos! Tanto que neste momento ele deve estar lá lendo nossa matéria.
Eu reduzi drasticamente faz um bom tempo o açúcar e o sal das refeições, isso também vale para o refrigerante, mas eu tive que provar este que tem cor amarelada e sabor que lembra Tutti Fruti, eu falo de um refrigerante importado da terra natal do meu amigo Edgard, para você ter uma ideia lá no Peru ele é mais vendido que a coca-cola, parece mentira, mas as peruanos preferem a INCA KOLA que sua "chará" escura.


Eu odeio sair nas fotos... Mas tive que fazer isso. :)

Eu até pensei que o nosso prato estava bem arrumado por se tratar de uma matéria para um blog, mas me enganei, a cada prato que passava por nossa mesa eu pensa: Caramba.. Que prato bonito! Todos os pratos (e não foram poucos!) que passaram por nós, estavam muito bem arrumados, dava vontade de comer todos, mas no estômago não havia mais espaço.

Resumo: Local agradável, comida M A R A V I L H O S A, o Edgard é um caso a parte, gente muito boa.
E sabe o mais interessante? Dividimos a conta em 3, e não gastamos R$ 15,00 cada. Isso mesmo. O prato mais caro que comemos custou apenas R$ 20,00. Vale a dica quando quiser comer algo diferente e gastar pouco, mas te dou uma dica. Vá com fome, pois os pratos são generosos, tanto que em 3 pessoas ainda sobrou comida...

Fiquei feliz em conhecer a cultura Peruana, bater um papo com o Edgard, sair com meus amigos, e comer bem e com qualidade por um preço de almoço em boteco de rua.

Espero que tenha gostado de mais esta aventura por nossa imensa metrópole que chamamos de SAMPA.
Leia, Comente, Divulgue esta ideia, cultura é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer: UMA OUTRA SAMPA!!!

Praça Pôr do Sol

2 comentários
Você está lendo e se perguntando: "Uma praça? Mas o quê tem de interessante numa praça?"
Para você que acompanha este blog, sabe que a ideia é te levar a locais diferentes da cidade, lugares inusitados e muito interessantes.
Óbvio que iremos para lugares conhecidos e considerados cartões postais da cidade!
Você sabe o lugar onde é possível ver um dos melhores "Pôr do Sol"? Então... Hoje falarei sobre um deles!

Falarei sobre a "Praça Pôr do Sol" (Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros) que fica na Rua Desembargador Ferreira França, 1, fica a poucas quadras do da estação de metrô Vila Madalena, o trajeto desde a estação incluiu uma viela grafitada, ruas arborizadas e tranquilas.


Confesso que foi uma tortura escolher as fotos que vocês irão apreciar nesta matéria, a praça é de tamanho mediano, e tem pontos de vista diferentes do Pôr do Sol (por isso a tortura na escolha das fotos, que foram muitas!), procure chegar uma hora antes do nosso "até amanhã" a esta estrela que nos aquece a cada dia.
 


Outra dica: Vá em um dia de sol e com poucas nuvens, elas vão interferir no visual e não fica tão legal. Falo isso, pois na primeira vez que fui as fotos não ficaram boas, mas na segunda vez rendeu esta matéria!!! :)


É interessante ver as mudanças de cor que ocorrem conforme o sol se põe, confesso que as fotos seriam muito melhores se eu tivesse uma Nikon ou uma Canon, mas minha Fuji ainda serve para boas fotos.
Neste dia cheguei por volta das 17:00, e haviam alguns pais jogando bola com os filhos, inclusive uma delas derrubou meu tripé, mas minha câmera estava na mão, ainda bem... ¬¬
Conforme foi passando o tempo, chegavam mais pessoas, mães com bebês em carrinhos, pais com crianças no colo, a turma do skate com umas garrafas de vinho, alguns jovens com um isopor cheio de cerveja, tinha uma turma tocando violão e cantando, muitos casais deitados na grama e olhando para o céu, enfim...
Pessoas de classes sociais, cores, estilos e condições diversas, tudo na maior tranquilidade, todos lá por um motivo em comum: o "Pôr do Sol".

Dizem que aqui podemos ter o melhor visual da cidade devido a menor concentração de prédios e a altura da praça, a noite ainda podemos ter uma vista interessante da cidade com suas luzes e o grande campo de visão disponível!


Fiquei das 17:00 até as 19:00 na praça, e confesso que valeu cada minuto, seja por ver as pessoas se divertindo, a diversidade de grupos que frequentam o local, as diferentes vistas que a praça proporciona, tudo valeu a pena, este é o tipo de programa que compensa muito fazer.
Vá com seus amigos, namorada, familia, lá você encontrará todos os tipos de grupos, divirta-se!

Espero que gostem de mais esta matéria.

Leia, Comente, Divulgue esta idéia, cultura é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer: UMA OUTRA SAMPA!!!

Museu de Arte Sacra de São Paulo

0 comentários
Voltamos! Sim... Voltamos a todo vapor, ano novo, vida nova, locais novos!
E a nova matéria aproveitando a deixa das festas "Cristãs" (não quero te enganar, mas Papai Noel não tem nada a ver com o menino Jesus, Sorry...), hoje escreverei sobre o Museu de Arte Sacra de São Paulo, não usarei o Cristianismo como base para o texto, e sim sua arte.

Localizado na Av. Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo - SP - Brasil, ao lado da estação de metrô Tiradentes.
Aos sábados a entrada é gratuita!

Basicamente um museu que a maioria de nós visitou na época de colégio, mas na verdade é muito mais que isso. Quando se é adulto pode-se perceber certo detalhes que não conseguiríamos quando criança, e obviamente não vamos lembrar agora não é?

O Museu de Arte Sacra de São Paulo ocupa uma parte do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz.


Lembrem de um detalhe muito importante ao entrar em qualquer museu, alguns locais devem ser fotografados sem flash conforme orientação local, então cuidado!

O percurso do museu é relativamente pequeno, mas existem salas laterais ao corredor que possuem muitas obras, e são bem identificadas.



Silêncio, sim... Muito silêncio nos corredores, uma atmosfera calma e tranquila, conseguimos ouvir apenas os monitores falando e num tom de voz moderado, o local é fantástico, obras sacras de todas as formas, quadros, retábulo, oratórios, esculturas, mobiliário, livros raros, itens das mais variadas formas, cores, tamanhos e gostos, afinal quando falamos de museus, gosto por obras de arte não se discute né? Enfim...


Confesso que entrei no Museu apenas para publicar no blog, mas me surpreendi com seu acervo diversificado. Um detalhe muito importante, existem obras de Manuel da Costa Athayde, Mestre Valentim, Benedito Calixto, Anita Mafaltti, e um tal de Antônio Francisco de Lisboa, não conhece? E se nós usarmos o "vulgo" "Aleijadinho"? Sim, não podíamos deixar de ver obras dele no local, "Aleijadinho" que provavelmente foi o maior expoente da arte barroca-sacra no Brasil.


São basicamente 4 corredores e algumas salas laterais que formam o museu, até que vi pela janela um jardim com uma fonte, e não sei o motivo mas esta fonte me encantou, pode ser a calma do lugar, o barulhinho de água caindo, aquela atmosfera que faz esquecermos que a poucos metros dali está uma das avenidas mais movimentadas da cidade.


Depois de percorrer uma vez o trajeto volte e faça novamente. A possibilidade de você esquecer de algum detalhe é muito grande!


As cores das obras de arte são vibrantes, saturadas, opacas, mortas, cristalinas, diversas tonalidades de cores formam este acervo que a principio não parece, mas é muito grande!


Saindo do Museu, visite a parte chamada "Museu do Presépio", e fique simplesmente de boca aberta com o acervo, você acha que a igreja do seu bairro tem um presépio bonito? Então olhe este...


Ele é tão extenso que tive que tirar uma foto panorâmica, ele ocupa toda a lateral e o fundo de uma sala! São tantos detalhes, que provavelmente você fique uns 30 minutos apenas para entender ele!


Espero que gostem de mais esta matéria.

Leia, Comente, Divulgue esta idéia, cultura é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer: UMA OUTRA SAMPA!!!

Pedido de Desculpas

0 comentários
Primeiramente, peço desculpas a todos que acompanham o blog, fiquei ausente por motivos diversos, e infelizmente larguei este por um tempo.
Agradeço a todos que mesmo com 4 meses sem nenhuma matéria nova continuaram a visitar o blog.
E meu muito obrigado às pessoas que me criticaram muito por me ausentar e a outras por me apoiar a retornar, suas criticas e apoios foram fundamentais para isso!

Hoje vocês poderão conhecer um outro local de São Paulo.
Vocês poderão conhecer #UmaOutraSampa.

Leia, Comente, Compartilhe esta idéia.
Cultura é um bem imaterial, que ninguém poderá tirar de você!