Museu da Língua Portuguesa

0 comentários
Peço desculpas a todos que acompanham este blog, fiquei ausente por 3 semanas e não pude postar nada neste período mas agora vou voltar ao ritmo!

Hoje falarei sobre o Museu da Língua Portuguesa, e seu endereço é: Praça da Luz s/nº, Centro, (11) 3326-0775. Fica ao lado da estação de Metro e Trem Luz. Aos sábados a entrada é gratuita, mas acesse o site: http://www.museulinguaportuguesa.org.br e obtenha informações.



Já fui algumas vezes ao local e devo admitir, sempre me encanto!
Suas instalações são muito lindas, bem cuidadas e a organização é impecável. Desde sua criação em 20 de março de 2006 até agora mais de 2.750.000 visitas foram realizadas. Isso mostra que o Brasileiro se interessa por cultura, e não somente os residentes do nosso país como estrangeiros quando estão em nossas terras, na ocasião em que estive lá haviam turistas Espanhóis no qual conversei um pouco, e havia uma turma de estrangeiros conversando em Inglês (Falo Espanhol, mas meu Inglês é um fracasso, então não puxei conversa... :P ).
A interatividade do Museu acredito ser o principal motivo que faz as pessoas esquecerem do tempo quando estão lá dentro, em um dos pavimentos existe um corredor com diversos projetores que criam uma imagem contínua e gigantesca! Incluindo diversas obras informando sobre a origem dos idiomas (leia-se línguas).


No pavimento seguinte estão as exposições temporárias, nesta data a exposição "Jorge Amado e Universal" mostrou sobre a vida e a obra deste que foi um marco para nossa Língua Portuguesa, era possível ler trechos de suas obras, ver fotos, entre diversas outras formas de expor quem foi Jorge Amado.



No ultimo pavimento tem uma sala que lembra um cinema mas com aspectos de planetário, eu sei que essa explicação não foi a melhor de todas, porém vale a pena ir se sentir literalmente dentro da atração.
Tanto crianças quanto adultos vão se divertir e aprender um pouco mais sobre nossa Língua Portuguesa neste museu, vá com tempo disponível pois o local possuí muita coisa para poder ler e conhecer.


Conhecimento é um patrimônio imaterial que levamos por toda a vida e nada nem ninguém pode nos tirar, leia, conheça, estude, tenha curiosidade por coisas novas, a vida pode ser muito mais interessante!

Espero que goste de mais este local interessante de São Paulo, lembrando que todos os domingos a noite falarei sobre um local novo que conheci, tirei fotos e vale a pena divulgar, afinal eu também estou conhecendo UMA OUTRA SAMPA !!!

Estação da Luz

1 comentários

Peço desculpas por não cumprir o prometido anteriormente.
Hoje eu falaria sobre a Capela dos Aflitos que supostamente é assombrada, mas não tive tempo de terminar a matéria a tempo de receber a autorização para publicá-la, mas prometo que semana que vem estará pronta!!!

Hoje falarei sobre um lugar que muitos conhecem, mas quase ninguém repara nos detalhes ou sabe sobre a história do local.
Hoje você poderá conhecer melhor a Estação da Luz!



A Estação da Luz encontra-se na Praça da Luz nº1 - Luz, acesse http://www.estacaodaluz.org.br. No mesmo prédio está o Museu da Língua Portuguesa (comentarei aqui futuramente).

A SPR (São Paulo Railway) foi a empresa que iniciou a atividade ferroviária em solo paulista e um dos seus maiores acionistas foi o Barão de Mauá (esse nome é familiar?), inicialmente a malha ferroviária tinha como principal função ligar Santos a Jundiaí para facilitar a distribuição de café e outras mercadorias, e posteriormente passageiros. Um site muito interessante para conhecer sobre a história das estações ferroviárias é http://www.estacoesferroviarias.com.br.
A estação da Luz foi inaugurada em 1867 próximo a região da Rua Florêncio de Abreu, ou seja, relativamente longe do local atual, e por intermédio de um relatório ao Presidente da Província (as Capitanias tornaram-se Províncias) datada de 1865, esta "casa de passageiros" traria um "grave embaraço ao trânsito público", o que causou a mudança da estação para o atual endereço.
O prédio sofreu uma ampliação em 1901, e em 1946 foi entregue ao Governo da União pois seu período de 90 anos de concessão havia encerrado. Em 1951 sofre outra reforma ganhando assim um novo andar. 



Esta estação possui o estilo similar a Flinders Street Station (Melbourne-Austrália), o local é muito diferente do que vemos no dia a dia... Sua fachada clássica, suas estruturas em ferro fundido, existe muito da história de São Paulo encravado em cada parte desta linda estação de trens, ir ao local é uma viagem ao tempo, remete a época dos Barões do Café, as mulheres com seus volumosos vestidos, as cartolas do senhores portadores de bigodes muito bem feitos, dizem que a torre do relógio é uma homenagem ao Big Ben já que a SPR é uma empresa inglesa, visite a Vila Inglesa da Cidade de Paranapiacaba e saberá do que estou falando, dizem que a torre do relógio da Vila Inglesa também é uma homenagem ao Big Ben.


Em média 147 mil passageiros transitam diariamente por suas plataformas, mas as viagens são apenas para uso comercial, o uso turístico praticamente sumiu de poucas décadas pra cá. Exceto por algumas viagens com locais específicos como por exemplo o Expresso Turístico que desde 2009 realiza viagens com esse intuito, acesse http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/. Desta forma é possível ir a bordo de um trem antigo para 3 destinos a partir da Estação da Luz: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. Lembrando que esses passeios tem tarifa diferenciada, e deve-se reservar com certa antecedência, principalmente para Paranapiacaba (quando fui comprar minha passagem a fila de espera era de 3 meses!).



A visita vale a pena, principalmente se for aos finais de semana pois o fluxo se passageiros é bem menor, assim você pode se atentar aos detalhes desta linda edificação.
Foi muito legal fazer a matéria, o dia que escolhi foi um sábado e haviam turistas estrangeiros no local e turistas brasileiros (assim como eu que fiquei tirando fotos do local), crianças passeando com seus pais, uma diversidade grande de públicos. 
Espero que você goste de mais esse local de São Paulo, na minha lista ainda restam mais de 100 lugares para visitar, ou seja, tem muito conteúdo para incluir nesse blog. Lembrando que todos os domingo a noite você publico algo novo para você conhecer: UMA OUTRA SAMPA!