Memorial da Resistência de São Paulo

2 comentários
Inicialmente devo agradecer a todos que acessam este blog, pois com apenas 7 dias de "vida" nós (Afinal você faz parte deste projeto sabia?) obtivemos mais de 240 visualizações, esses números podem parecer simples, mas para mim é um sucesso! Eu não imaginei ter esses acessos em um blog divulgado no "boca a boca" e falando sobre cultura. Valeu galera!

Hoje falarei sobre o Memorial da Resistência que faz parte da Estação Pinacoteca, seu endereço é Largo General Osório nº 66 - Luz (próximo ao metrô/trem Luz), saindo pela parte de trás da estação de trem da Luz vire a direita e siga reto, em 5 minutos você chega ao local que aos sábados é gratuito, para valores nos outros dias consulte: http://www.memorialdaresistenciasp.org.br/ 


O prédio possui uma fachada que chama a atenção, ele tem "cara" de museu...  : D
Localizado ao lado da Sala São Paulo e Estação de Trem Julio Prestes (ambos serão citados futuramente aqui) é impossível olhar e não admirar sua beleza arquitetônica, O Memorial da Resistência encontra-se no piso térreo, possuindo outros 2 pisos superiores que abrigam exposições da Estação Pinacoteca, onde não é possível tirar fotos devido aos itens serem de coleções particulares, mas vale a pena subir de elevador e espiar um pouco!
O Memorial da Resistência de São Paulo é dedicado a preservação da memoria da resistência e da repressão, tanto que o local pertenceu ao DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social) entre 1940 e 1983 quando o DEOPS/SP foi extinto. A partir de 2004 foi ocupado pela Estação Pinacoteca.
Algumas das celas utilizadas na época foram usadas para abrigar informações.





O espaço é pequeno, podendo rapidamente ser visitado para quem quer apenas olhar, particularmente espero que não seja sua intenção. Mesmo com pouco espaço físico, a quantidade de informações é enorme, quase todas as paredes possuem fotos, monitores com vídeos, livros entre outros... Se você quer entender melhor como foi essa época consegue passar uma tarde inteira ali devido a todo o acervo do local.





Além dos materiais citados acima, existe um banco de dados disponível para consulta com documentos provenientes de dossiês, prontuários produzidos pelo DEOPS/SP, e outros vestígios sobre a época em que esses corredores e celas eram testemunhas de humilhações, torturas, atrocidades, desespero...
Uma época em que a Ditadura oprimiu milhares de pessoas, uma época em que o povo lutava por um ideal, uma época que todas aquelas pessoas teriam no mínimo vergonha do que a maioria faz hoje.
Ou seja, NADA.
(Falando nisso, você lembra em quem votou na eleição anterior? Não? Então é melhor você rever seus conceitos sobre o quanto você colabora para o desenvolvimento do país, não que isso seja 100% de seu dever como cidadão, mas é de grande valia!)
A visita é uma viagem no tempo, e pode-se conhecer um pouco mais do que é falado na Tv e escrito nos livros. Eu poderia ficar horas escrevendo aqui. Mas será muito melhor sua visita ao local para tirar suas próprias conclusões.

Espero que goste deste que é o segundo local que visitei para o blog, sim... EU vou a todos os locais mencionados aqui, utilizo uma FujiFilm Finepix S2800HD para tirar as fotos (Nem o equipamento nem o fotógrafo são profissionais, que fique claro... kkk) e procuro não ficar restrito a informações dos sites, converso com as pessoas, com os monitores dos locais, enfim... É muito bom conhecer pessoas novas e fazer amizades.
Aqui você irá conhecer: UMA OUTRA SAMPA!

Pinacoteca

3 comentários
A Pinacoteca do Estado de São Paulo fica  na Praça da Luz, nº 2 São Paulo, SP (Em frente a estação de metrô e trem Luz, (o quê facilita muito o acesso) e o site do local é: http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/
Valor: Gratuito (aos Sábados)

A Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade de São Paulo sendo fundada em 1905, foi projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo (Lembra da Praça no Centro de SP com esse nome?) e em 1990 sofreu uma ampla reforma.
O local possui vasta coleção de obras de arte e realiza anualmente cerca de 30 exposições recebendo em média 500 mil visitantes!
Agora chega de blá blá blá técnico...
O lugar é lindo e foi o primeiro museu que visitei fora das excursões de colégio, logo após a entrada são realizadas as exposições principais, neste dia a exposição “Alberto Giacometti Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris” estava sendo apresentada e não foi possível tirar fotos pois de acordo com que o segurança disse: " Senhor, essas obras são particulares e não pode tirar fotos", foi então que olhei as diversas esculturas,  não sou um crítico de arte e nem tenho vontade mas são esculturas bem interessantes e com muitos detalhes. Mas o principal motivo da minha ida ao local não foi essa exposição, foi por todo o complexo de alas da Pinacoteca que abrigam diversas obras como: CANDIDO PORTINARI, DI CAVALCANTI, MONTEIRO LOBATO, OSCAR NIEMEYER, PABLO PICASSO, REMBRANDT VAN RIJN, TARSILA DO AMARAL, TOMIE OHTAKE, VICTOR BRECHERET, entre outros...
As obras de arte ficam espalhadas por corredores, escadas, salas, alas, sacadas, enfim... Em tudo quanto é lugar e de forma extremamente organizada, e sempre monitoradas por funcionários.
E sabe o melhor de tudo? Crianças... Muitas crianças passeando com seus pais! É muito legal saber que existem pais que levam seus pequenos a locais assim, instruindo sobre determinado pintor, explicando o valor cultural da obra a elas. E vendo os olhares curiosos e atentos a cada detalhe do local.
Esta foto pode parecer simples, mas a cena foi fantástica...
Uma garotinha olhando pensativa para os quadros e nesse momento seu pai me perguntou: "Quer que eu tire ela da frente?" E minha resposta foi "Não", ele olhou intrigado e perguntou o motivo sem entender pois eu estava tirando fotos do local, foi quando eu disse: "Pai, ela é o futuro!", ele sorriu e mê deu as mãos agradecendo, ele entendeu o recado, é disso que precisamos, e minha intenção nesse blog é essa, levar um pouco de cultura para as pessoas.

O local além de possuir suas obras de artes (algumas de gosto bem duvidoso por sinal...rs) é praticamente um ponto de encontro das pessoas, vi muitas pessoas se cumprimentando nos corredores, conversando, todas falando baixo, sem fazer barulho para não atrapalhar a concentração dos demais.
Existem certas regras óbvias para frequentar um museu como, não correr, não falar alto, não tocar as obras, respeitar sua vez para tirar um foto, e cuidado com as crianças pois existem diversas "coisas legais" para elas tocarem e isso é normal, elas querem mexer, tocar,  tirar fotos com essas coisas (nós adultos chamamos de obras de arte não esqueça) e os parapeitos, lá existem vários onde você pode ver outros setores do Museu.
A Pinacoteca é um lugar fascinante, onde pessoas de diversas classes sociais frequentam, levam seus filhos, tiram fotos, fazem anotações e apreciam as obras do local.
 Alguns locais não pode tirar foto utilizando o flash, então a qualidade da foto não fica boa.


Esse é um local que vale a visita, olhe com calma, leve seus filhos, namorada (o), vá com seus amigos da faculdade, divirta-se!
Espero que goste deste que é o primeiro post desse blog que vai te mostrar a cidade de um jeito que você não conhece.
Aqui você irá conhecer: UMA OUTRA SAMPA!

Seja Bem Vindo (a) !!!

0 comentários


Me chamo Erik Grapeia, e faz um bom tempo que venho pensando nesta ideia de criar um blog, só não sabia em que ele se fundamentaria. Até o dia em que pesquisei no Google sobre pontos turísticos, e para minha felicidade (ou decepção?) percebi que o número de informações além de ser escasso é desorganizado, poucos blogs e sites trazem de forma clara e fácil de entender os locais que se pode conhecer.
O intuito desse blog é falar sobre pontos turísticos da cidade de São Paulo seus e arredores, locais onde se gasta pouco para visitar (incluindo alguns gratuitos).

Você está acostumado a frequentar sempre os mesmo lugares?
Então agora você vai conhecer UMA OUTRA SAMPA!